União faz “feirão” de imóveis com símbolos do Rio

Na última sexta-feira, a União começou a divulgar o “feirão” de seus imóveis, iniciando pelo estado do Rio de Janeiro. Nesse modelo, serão realizados encontros com incorporadoras e potenciais investidores do mercado imobiliário considerados aptos a receber as sondagens de compra.

Após a Lei nº 14.011/20 (sancionada ano passado e regulamentada este ano), que facilita a venda de imóveis da União, o mercado pode acionar a administração pública depois de apresentar uma proposta para adquirir uma propriedade, mediante um laudo de avaliação elaborado por profissional habilitado para a estimativa do preço mínimo. Como a União permanecerá realizando as licitações de forma tradicional, ou seja, a partir de um preço mínimo fixado pelo governo, um dos desafios principais é a devida estimativa desse valor para adequação satisfatória e justa à expectativa de arrecadação e liquidez dos ativos.

Um corpo de profissionais habilitados e capacitados com conhecimento do mercado imobiliário tem sido fundamental nas tomadas de decisões assertivas para investimentos no setor, visto que os valores das transações nos últimos meses, além de serem influenciados pela dinâmica básica “ofertas versus demandas”, estão bem relacionados com a análise futura do produto a ser utilizado no ativo a ser adquirido, principalmente para viabilização econômica durante e após a pandemia. Dessa forma, conhecer o mercado imobiliário e conseguir gerar valor para os investidores são os nossos principais objetivos.

Há mais de 40 anos no mercado, a Apsis tem vasta experiência em gestão de ativos, realizando:

  • Estudo de viabilidade econômico-financeira de projetos;
  • Avaliação patrimonial;
  • Estudo de highest & best use para terrenos incorporáveis;
  • Análises lease vs buy e stay vs go;  
  • Avaliação para diversos fins: seguro, garantia bancária/dação, valor de compra, venda.

Conforme divulgado, esse novo modelo de vendas da União, denominado Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), é a aposta da vez para liquidez dos ativos estatais. Portanto, as boas práticas nas avaliações de tais bens poderão proporcionar operações oportunas para ambas as partes (mercado e União).

Time Apsis – Rafael Rossetti

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.