Qual é o valor do seu negócio? Descubra com o valuation!

Se você ainda não passou por uma situação em que precisasse informar o valor da sua empresa, é provável que um dia passe. Então, é bom se preparar agora. De fato, mensurar quanto vale o seu negócio para o mercado é fundamental, uma vez que essa informação serve como base para futuras negociações entre empresários e investidores. Porém, afinal, como descobrir o valor de uma empresa? Já ouviu falar em valuation? Continue a leitura e entenda.

O que é valuation?

Traduzindo para a nossa língua, o valuation nada mais é do que a avaliação da empresa.  Geralmente, é calculado por um profissional da área e visa munir o gestor para negociações que envolvam a fusão, o investimento ou a venda do negócio. Assim, sabendo a quantia que a empresa possui, é possível estimar o seu valor em relação ao mercado e fortalecer o processo de tomada de decisão.

Qual é a importância do valuation para o seu negócio?

Entender o valor real da sua empresa é importante porque permite conhecer melhor seus aspectos, sejam eles positivos ou negativos, além de aperfeiçoar, ao longo do tempo, o que não vai tão bem agora. Com o valor devidamente estimado, ganha-se também em garantia na hora de realizar negociações com potenciais investidores, o que é imprescindível para o crescimento saudável da organização.

 

Como calcular esse valor? 

Existem três maneiras mais comuns de se calcular o valuation. São elas:

• Fluxo de caixa descontado: essa é a forma mais utilizada e permite uma projeção de faturamento futuro da empresa, além de analisar os riscos existentes em cada negociação.

• Valor patrimonial: esse método é o mais próximo do entendimento que a maioria dos gestores têm sobre valuation. Subtraindo o passivo do ativo, é mensurado o valor líquido geral da empresa desde o seu princípio

• Múltiplos de mercado: costuma ser usado para empresas de capital aberto. O desempenho do negócio é comparado ao de empresas do mesmo mercado, mostrando uma estimativa de retorno para determinada área. Independentemente da lógica, saber o valor da sua empresa é essencial para assegurá-lo nas decisões do negócio. Cabe ao gestor se informar sobre o seu processo e decidir o método ideal para a ocasião.

Quer saber mais sobre tudo o que envolve o valor de uma empresa? Não deixe de baixar o nosso guia sobre valuationClique aqui e confira.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Apsis. Teremos prazer em ajudá-lo!

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.