Relato Integrado – Integrated Reporting (IR)

(Marcia Calmon | Diretora de Business Valuation)

A Apsis está participando do grupo de estudos brasileiros sobre o Relato Integrado (RI). Mais do que um relatório da Administração, o RI visa oferecer ao investidor interessado em adquirir papéis da empresa uma comunicação ampla sobre as estratégias adotadas para o alcance de metas, estabilidade financeira e sustentabilidade; um olhar de dentro para fora do negócio, permitindo ao Investidor uma maior transparência sobre os principais aspectos considerados na tomada de decisão, quando se trata de investir em um ou outro negócio.

As informações relacionadas à governança, ao desempenho e à estratégia adotada são fatores fundamentais ao entendimento de como a geração de valor é obtida e quais os pilares de sustentabilidade que nortearam as decisões gerenciais durante o curso dos negócios. “Geração de valor” ou “valor agregado” são expressões muito conhecidas no mercado. No entanto, discorrer de forma coerente e sustentável sobre esses processos é essencial para melhor compreender as peculiaridades do negócio e do respectivo mercado, e qual o posicionamento adotado diante das adversidades diárias.

Revelando essa cadeia de valores e os principais vetores dos riscos enfrentados, permite-se entender a gestão do negócio propriamente dita e o posicionamento dos administradores no momento da tomada da decisão, de forma coerente, concisa e eficaz.

O IIRC – International Integrated Reporting Council, que é uma coalizão global de reguladores, investidores e organismos de normatização, representantes do setor contábil e de ONGs, está elaborando um Framework (uma espécie de quadro conceitual), com a colaboração de empresas de setores e países diversos, para a aplicação dos princípios que norteiam as estratégias e os processos de divulgação dessas informações de forma globalizada e uniforme.

A sustentabilidade vai muito além da questão ambiental, que é a ideia mais elaborada pelo senso comum. A preocupação de que o planeta continue vivo e gerando as riquezas das quais usufruímos no presente está contida em outra postura sustentável: a sustentabilidade empresarial. Esta evoca a responsabilidade social de promover e colaborar com um tipo de crescimento, ligado à ideia de sustentabilidade econômica, que é realizada a partir de um modelo de gestão que se preocupa em incentivar processos que promovem a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa como um todo.

Atualmente 3 membros da APSIS participam dos Grupos de Trabalho da Comissão Brasileira do Relato Integrado, mas atuamos nesta área há mais de 10 anos.  Fomos pioneiros na participação em projetos como Créditos de Carbono (MDL) da Ambev, desenvolvemos um Índice de Sustentabilidade Corporativa (ISC) no processo de avaliação de empresas e elaboramos vários relatórios para verificação da conformidade de projetos com os Princípios do Equador para a concessão de crédito de acordo com o International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial.

Além da nossa participação no grupo de estudos do RI, nosso Vice Presidente Técnico, Luiz Paulo Silveira, responsável pelo desenvolvimento deste projetos de sustentabilidade, foi recentemente convidado à diretoria de Sustentabilidade da ANEFAC RJ.

+ posts

Share this post