Entre gigantes: principais fusões e aquisições de 2020

A APSIS é uma empresa de consultoria especializada em responder a uma pergunta capital: “Quanto vale?”. Ao longo dos mais de 40 anos de mercado, a empresa participou ativamente de grandes operações que movimentaram o mercado no Brasil, consolidando-se como um dos maiores players no mercado de Fusões e Aquisições (M&A) e Avaliações. Recentemente, foi anunciada a combinação de negócios entre a Hapvida e a Notre Dame, que criou uma das maiores empresas da B3, com valor de R$ 120 bilhões. A notícia gerou uma grande expectativa no mercado devido à sua relevância, e a APSIS Consultoria está presente desde então nessa operação: a Hapvida contratou a APSIS para a definição do valor econômico das ações da GNDI a serem incorporadas pela HapvidaCo, em atendimento ao Art. 252 da LSA. A APSIS também participou de outras cinco operações relevantes ao longo dos últimos anos, que merecem destaque:
  • Aliansce <> Sonae (PPA)
Nessa operação, a APSIS atuou com a elaboração de cálculos avaliatórios para a determinação dos valores individualizados dos ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos com os respectivos valores contábeis e valores justos da empresa adquirida, de acordo com a Lei nº 12.973/14.
  • Claro <> Nextel (PPA)
Na operação da Claro, a APSIS participou da avaliação do acervo líquido de diversas empresas do grupo com o objetivo de aumento de capital, como CLARO, CLARO PAR, TST, NXT PAR e NXT TELCO.
  • TIM S.A. <> TIM Participações
Nessa operação da TIM S.A. e da TIM Participações, a APSIS realizou dois projetos: a avaliação do patrimônio líquido contábil da TIM Participações, com o objetivo de incorporação reversa pela sua companhia investida (TIM S.A.), e o cálculo do valor das ações da TIM Participações e da TIM S.A., de modo a estabelecer a relação de troca entre as companhias, para atendimento ao artigo 264 da Lei nº 6.404 (Lei das S.A.)
  • Unidas <> Localiza
A APSIS participou do processo de fusão da Localiza com a Unidas ao elaborar os laudos de avaliação de teste de relação de troca das ações das companhias, para apresentação em Assembleia Geral de Acionistas de ambas as empresas e incorporação das ações da Unidas na Localiza. Além disso, a APSIS também auxiliou com a elaboração de Pre Purchase Price Allocation para a composição das Demonstrações Financeiras Pró-forma. Com mais de R$ 600 bilhões avaliados em ativos nos últimos três anos e mais de 20.000 laudos emitidos, a APSIS tem a experiência necessária para atuar nos mais diversos tipos de operações de M&A, avaliações e consultorias estratégicas. Até breve! João Pedro Xaubet

+ posts

Compartilhar este post

Comentários (2)

  • Joaquim Ezequiel de Oliveira Junior Responder

    Empresa sólida, moderna e consagrada, preparada para responder a grande pergunta?? Quanto vale, tornando claras e seguras operações de fusão e incorporações.

    18/05/2021 às 08:33
    • Mariana Haritoff Responder

      Obrigada pelo comentário.

      20/05/2021 às 15:03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *