Como equilibrar vida pessoal e profissional

“Quantas vezes você já falou ou ouviu alguém falar que precisava de mais horas em seu dia? Na luta pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, muitas vezes nos encontramos presos entre o que é urgente e o que é importante. A verdade é que a urgência sempre ganha e o que é realmente importante fica posto de lado. Mas, se queremos assumir o controle de nossas vidas, temos que virar esse jogo (...) A urgência sempre triunfa diante da importância, deixando-nos estressados, esgotados e sem progresso em nossas atividades. Em outras palavras, ficamos mais longe do equilíbrio. Mas, há esperança. Primeiro, vamos entender os conceitos de urgente e importante abordados por Stephen Covey na obra Primeiro o Mais Importante (First Things First). URGÊNCIA X IMPORTÂNCIA Para Covey, o gerenciamento de tempo deve ser dividido nos quatro quadrantes ao lado.
  1. Urgente e importante:
Esses dois caras não são negociáveis. Você deve executa-los e eles exigem sua atenção. Este é o quadrante da reação.
  1. Importante, mas não urgente:
Isso é a coisa que provavelmente tornará sua vida melhor, mas pode ser adiada indefinidamente sem consequências perceptíveis. É o quadrante da proatividade. Aqui encontram-se planejamentos, planos de ação e louças sujas na pia.
  1. Urgente, mas não importante: 
Algo que exige sua atenção imediata, mas não tem necessariamente relação com seu objetivo maior ou fará sua vida melhor.
  1. Nem urgente, nem importante:
São coisas que realmente não necessitam da sua atenção (...). Este é o quadrante da perda de tempo e você deve se manter longe dele. Agora, faça um exercício de reflexão. Em qual quadrante você tem passado mais tempo? É aquele em que você gostaria de estar?   A metodologia dos quadrantes não é perfeita, mas pode ser uma ferramenta de tomada de decisão bastante útil para aumentar sua produtividade e eliminar comportamentos que suguem suas energias — física e mental.” O artigo acima foi publicado dia 06/06/2106 no Pulse, uma plataforma do LinkedIn que promove o compartilhamento de conhecimentos, experiências ou habilidades especiais, através da publicação de artigos dedicados às atualidades profissionais. Acredito que garantir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal seja essencial para a nossa saúde física e mental e, atualmente, essa tarefa representa um desafio para muitos profissionais em função das novas tecnologias e demandas do mundo pós-moderno. Diante desse cenário, estamos cada vez mais preocupados em desempenhar todos os papéis que nos são atribuídos, por ordem de prioridade. Cada pessoa reage de uma maneira diante de um impasse ou tomada de decisão. Logo, não há uma fórmula para atingir o equilíbrio, mas sim orientações. Por outro lado, é senso comum que, quanto mais informação especializada recebermos, mais estaremos preparados para superar os nossos desafios. Acesse aqui o artigo comentado na íntegra, embasado no estudo do Mestre em Administração pela Harvard, Stephen Cover, que também ficou muito conhecido pelo Best-seller “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” (recomendo a leitura).   Autor: Matheus de Souza, Empreendedor e Escritor (Empreendedorismo, marketing digital, criatividade e produtividade)
+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *