Endomarketing Como Estratégia de Gestão

A comunicação é considerada um desafio para as organizações. Uma má comunicação interna pode causar desmotivação, redução do desempenho ou até mesmo dificultar a conservação de talentos. Por isso, transparência é a palavra-chave para a boa comunicação no trabalho. É nesse cenário que surge o Endomarketing, que segundo Brum (2008) é um Marketing Interno ou “Marketing para Dentro” e se trata de uma forte estratégia de gestão de pessoas, que facilita a troca ao compartilhar os objetivos empresariais, cativando e fortalecendo as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Brum (1998) defende que a boa implantação do Endomarketing passa por seis fases no planejamento, são elas: Pesquisa e Diagnóstico: Essa fase identificará o clima organizacional, que é considerado primordial para a implantação do programa. Através da pesquisa são gerados indicadores quanto ao nível de satisfação dos colaboradores, que irão nortear o planejamento das ações de marketing interno. Definição da Meta Global: É a fase de definição do foco do trabalho. É responder a pergunta do que a empresa deseja alcançar com a implantação do programa. Criação dos Ícones de Comunicação Interna: Nessa fase, podemos abusar da criatividade! É aqui que a identidade do programa será criada, e pode ser através de uma marca, um personagem ou um slogan. A utilização de um visual estético atrativo auxilia na fixação da mensagem. Divisão do Público Interno: Esse tópico refere-se à utilização de recursos específicos de comunicação para cada grupo da Organização, possibilitando que as mensagens sejam compreendidas por todos. Conhecer o seu público interno é essencial. O programa propriamente dito: “Será o conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno”. (BRUM, 1998, p.85). Pode ser feito desde um simples mural de avisos, até um newsletter ou sistemas integrados de comunicação que compartilham informações em tempo real. Quando a comunicação interna na empresa ocorre de forma estruturada e sólida promove-se a integração, o compromisso e estimula a confiança, além de facilitar o entendimento quanto a sua missão, objetivos, mercado, serviços, responsabilidades, processos. Ou seja, pode-se dizer que ocorre uma visão compartilhada, proporcionando resultados mais eficazes. Uma boa comunicação interna indica a valorização do capital humano da empresa, que é o ponto-chave para o sucesso da Organização. Aqui na APSIS, a equipe de Capital Humano é responsável pelo endomarketing e trabalha em parceria com as áreas de Marketing e Estratégia de Negócios nas frentes de atualização das redes sociais, produção de matérias, clipping, campanhas internas, elaboração de design para reforço da nossa marca e também envio de comunicações gerais e específicas. E você, conte-nos como funciona o endomarketing na sua companhia! Leticia Rodrigues – Capital Humano
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Comentários (2)

  • Cristiano Responder

    Excelente artigo e bem claro! O endomarketing pode ser usado como uma estratégia de gestão, mas para isso é preciso conhecer o assunto e também suas estratégias, para criar um plano de ação que dê resultado.

    24/02/2021 às 18:00
  • Cristiano Responder

    Excelente artigo e bem claro! O endomarketing pode ser usado como uma estratégia de gestão, mas para isso é preciso conhecer o assunto e também suas estratégias, para criar um plano de ação que dê resultado.

    24/02/2021 às 18:00

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