5àSec assume rede no Brasil e expansão é acelerada

A forte expansão do mercado brasileiro nos últimos anos levou o grupo francês de lavanderias 5àSec a redesenhar sua estratégia no país. Responsável por 26% da receita global da companhia no mundo, a operação brasileira tornou-se tão rentável, e grande, que o comando da empresa em Paris decidiu comprar a operação da masterfranquia no Brasil. Dessa forma, a matriz assume a gestão dos negócios no país e prepara um plano de expansão agressivo, com foco em lojas próprias, no Brasil e na América Latina.

A expansão de 20% ao ano, em média, na receita bruta das lojas brasileiras, desde 2006, fez a linha de frente da empresa redefinir o plano de negócios local. Neste ano, a 5àSec deve faturar no mercado brasileiro quase R$ 200 milhões, uma expansão de 28% sobre o ano anterior. Na Europa, nos últimos três anos, essa taxa de crescimento não tem passado de 6%.

"A velocidade de expansão no Brasil é muito forte. Chegamos a ter uma pontinha de inveja do que a empresa tem por aqui", brinca o presidente mundial da 5àSec, David Sztabholz.

"Percebemos que era o momento de nos aproximarmos mais do Brasil", disse o executivo, que está no país até esta quinta-feira para apresentar aos franqueados as mudanças na estrutura da operação.

Foram oito meses de negociações entre a controladora e o empresário e masterfranqueado Nelcindo Nascimento, que trouxe o negócio para cá em 1994. Chegaram a um consenso e assinaram o contrato há pouco mais de uma semana, mas Nascimento e Sztabholz não revelam valores do negócio.

Pelo acordado, Nascimento deixa de ter o papel de master franqueado no país (essa função deixa de existir) e ele se torna o diretor geral da 5àSec Latam. Ele será o executivo contratado pelo grupo para a região, responsável pela administração da companhia no Brasil, Argentina, Chile e México. Além disso, Nascimento se tornou integrante do conselho de administração da companhia, com sede em Paris.

A 5àSec possuis 320 lojas no Brasil, sendo apenas três unidades próprias. Mas a empresa já deixou claro que está aberta a adquirir pontos de franqueados que estiverem interessados em se desfazer da operação. É parte de um plano de ampliar a receita do grupo no país. A rede de lavanderias planeja chegar a mil pontos na América Latina até o ano de 2014 – no momento, esse número é de 600 unidades. "Desse total de mil lojas, queremos ter pelo menos 10% de pontos próprios", conta o novo diretor geral da 5àSec.

Um dos indicadores de desempenho recente, que ajudou a reforçar o otimismo da matriz no país, acaba de ser informado pela empresa ao corpo executivo da companhia. Segundo o comunicado oficial, o Brasil se tornou a maior operação da 5àSec no mundo. O feito foi obtido em agosto e a liderança foi alcançada em número de lojas e faturamento mensal. Com 323 pontos, o Brasil superou a França, com 308 unidades, e Portugal, com 290 lojas. A empresa não informa a receita por operação.

De acordo com Nascimento, se a companhia chegar ao total de mil unidades na América Latina até 2014, o executivo estima que a região será responsável, daqui a quatro anos, pela metade do total de pontos do grupo francês no mundo. A rede 5àSec, com € 300 milhões faturados em 2009, soma mais de 1,8 mil pontos em 25 países.

(Adriana Mattos | Valor)
 

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