Amyris e Cosan se unem para venda de produtos químicos à base de cana

São Paulo – A empresa americana de tecnologia Amyris e a Cosan investirão juntas na formação de uma joint venture para desenvolver, produzir e comercializar mundialmente produtos químicos intermediários renováveis (como combustíveis de biomassa) para aplicações industriais e automotivas específicas.

A parceria possibilitará vantagens competitivas para ambas as empresas. De um lado, a plataforma de biologia sintética da Amyris possibilita a produção de uma ampla variedade de produtos renováveis a partir da cana-de-açúcar. Do outro, a Cosan possui capacidade de desenvolvimento, produção e marketing de produtos.

As duas companhias vão vender os produtos em parceria. Demais detalhes sobre os acordos comerciais para a joint venture serão finalizados até dezembro.

A parceria entre as empresas é firmada um ano depois da saída da distribuidora brasileira de etanol Crystalsev de uma parceria semelhante com a Amyris. Em abril de 2008, ambas criaram uma sociedade para vender biodiesel à base de cana. Os problemas financeiros que afetaram a Santelisa Vale, controladora da Crystalsev, porém, foram determinantes para que o negócio não avançasse.

Em maio do ano passado, após a Santelisa Vale ter seu controle vendido ao grupo francês Louis Dreyfus, a Amyris também comprou a parte da Crystalsev na sociedade. Desde então, a empresa americana buscava um novo sócio para seus projetos no Brasil.

(Tatiana Vaz | Portal Exame)

 

 

 

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *