Cade aprova compra da Ajato pela Telefônica

BRASÍLIA – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje, sem restrições, a compra pela Telefônica da empresa de serviço de banda larga Ajato, antes conhecida como Mundialvoip (da Abril Comunicações). A empresa, adquirida em 2008, detém a licença (não operacional) para exploração de serviços de comunicação multimídia (SCM) em âmbito nacional, expedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em outubro de 2006.

Durante a votação, o conselheiro Olavo Chinaglia criticou a Anatel pelo atraso no envio do parecer sobre a compra da TVA, que pertencia ao Grupo Abril, pela Telefônica.

Na avaliação de Chinaglia, não há justificativa para que a Anatel demore cinco anos para encaminhar ao Cade o parecer de um negócio. "Não há o que justifique tanta demora", afirmou. "A decisão do Cade acaba ficando comprometida com isso", observou.

Ele alertou que a decisão de aprovar sem restrições a compra da Ajato não sinaliza que a transação com a TVA terá o mesmo tratamento. "Se for necessário, adotaremos medidas cautelares na operação Telefônica/TVA", afirmou Chinaglia.

(Edna Simão l Agencia Estado)

+ posts

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *