Dica de Valor: Vinho, um encontro com uma bebida de valor

Há alguns anos, não digo quantos, pois vão saber que sou mais velho do que pareço, após um curso sobre vinhos na Associação Brasileira de Sommeliers-SP, iniciei junto com um grupo de amigos uma série de degustações às cegas. Isso significava escolher um tema (um tipo de uva, uma região, um confronto entre tipos de uvas, de “blends”, vinhos de diferentes safras etc.), cobrir os rótulos para não nos influenciarmos e degustar ao mesmo tempo em copos diferentes. Tudo para aprender a avaliar – segundo os critérios de cor, aroma e paladar – qual apresentava mais valor. Digo valor porque o ambiente ficava embebido de expectativas.

Dessa forma, entre tantas outras curiosidades, aprendemos que nem sempre o vinho de maior preço era aquele ao qual conferíamos maior qualidade. Aliás, isso ocorreu em cerca de 80% dos casos.

Entendemos também que o valor do vinho, incluída sua precificação na comercialização, começa nas expectativas da influência do clima sobre uma região, determinando a safra e diferenciando sua qualidade de um ano para o outro; aumenta ao guardarmos o vinho de boa procedência (comprado logo após seu lançamento) em lugar adequado, de forma que venha a adquirir todo seu potencial, o qual só é percebido em um momento futuro, escolhido cuidadosamente para admirar a evolução de suas características sensitivas; e o mais importante: o valor do vinho se torna inestimável quando abrimos a garrafa e apreciamos a bebida com um grupo de bons amigos.

Foi então que em uma conversa informal sobre essa experiência, surgiu aqui na APSIS a idéia de comentarmos com vocês como descobrimos o “valor do vinho”. Não é necessário ser um expert, podemos começar com experiências como as contadas acima para adquirir conhecimentos e nos divertirmos. Ouse! Vale a pena! Junte amigos e proponha. Afinal, sem prazeres a vida não tem valor.

(Antonio Reis Silva Filho – Diretor regional São Paulo)
 

 

+ posts

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *