Fiat confirma investimento até 2014

O presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Bellini, afirmou ontem que a montadora de origem italiana irá investir R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos quatro anos. O executivo fez o anúncio durante uma cerimônia para lançar um investimento que não envolverá desembolso algum para a montadora: a instalação de um condomínio de 14 fabricantes de autopeças fornecedores da Iveco, a fábrica de caminhões e veículos comerciais da Fiat em Sete Lagoas (MG). Toda a infraestrutura será fornecida pela estatal mineira Codemig e os fornecedores irão investir R$ 60 milhões nos polos de produção.

"Acabo de chegar da Itália, onde participei da reunião do conselho executivo do grupo Fiat e trouxe essa confirmação importante. Esses investimentos serão aplicados no fortalecimento da nossa marca, desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, na expansão de todos os negócios do Grupo Fiat aqui", disse o executivo, de acordo com nota da assessoria de imprensa do governo mineiro.

De acordo com o diretor de comunicação da Iveco, Marco Piquini, a principal vantagem para a montadora de caminhões será logística, com a adoção do sistema "just in time", já que atualmente os fornecedores da Iveco estão espalhados entre Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Haverá ganhos também na customização dos produtos, que é maior entre os fabricantes de caminhões do que entre os de automóveis. A Iveco tem capacidade de produção de 70 mil veículos, sendo 45 mil caminhões e 25 mil veículos comerciais leves, mas este ano deve produzir 40 mil unidades.

(César Felício | Valor)

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *