Houston investe R$ 40 milhões em Manaus

A fabricante piauiense de bicicletas Houston ganhou vitrine no ano passado como a grande concorrente da Metalúrgica Gouveia, empresa fictícia comandada por Fernanda Montenegro na novela "Passione", da TV Globo. Já naquela ocasião, o investimento em merchandising no horário nobre da televisão refletia o otimismo da Houston com o mercado nacional de bicicletas, cuja produção deve crescer em 2011 após dois anos de estagnação.

Prova maior do otimismo é o investimento de R$ 40 milhões que a empresa está fazendo na construção de sua segunda fábrica, a ser inaugurada no segundo semestre de 2012, em Manaus. A nova unidade poderá produzir até 650 mil bicicletas por ano. A capacidade atual da Houston é de pouco mais de 1 milhão de unidades anuais na fábrica de Teresina, aberta há dez anos. Neste ano, o plano é entrar com força no segmento de bicicletas ergométricas e de ventiladores.

A Houston pertence ao grupo familiar Claudino, maior conglomerado empresarial do Piauí. Além de bicicletas, a família fabrica jeans, colchões, móveis e carrocerias de caminhões. Controla também o Armazém Paraíba, uma das maiores varejistas de móveis e eletrodomésticos do Nordeste, bem como uma gráfica, um frigorífico, uma agência de comunicação, uma bandeira de cartão de crédito, dois shopping centers, uma transportadora e uma empresa de tecnologia. O faturamento é guardado a sete chaves.

Para o diretor de Marketing da Houston, Paulo Rubens Fontteneli, o mercado brasileiro de bicicletas está retomando o fôlego perdido durante a década de 90. Segundo ele, o cenário positivo para o setor está baseado na consolidação gradual do compromisso da sociedade com responsabilidade ambiental e com saúde e bem-estar. "Esse conjunto trabalha positivamente para o produto", afirmou o executivo, que também atribui o crescimento das vendas à expansão das ciclofaixas nas grandes cidades do país.

Ele estima que o Brasil irá consumir neste ano algo em torno de 6,3 milhões de bicicletas, uma alta de 3,3% em relação a 2010. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) informa que a produção nacional vai subir 1,9% em 2011, para 5,4 milhões de unidades. O aumento da Houston, no entanto, será bem maior. Ela deve fabricar 900 mil bicicletas neste ano, 20% a mais do que em 2010. Nordeste e Sudeste concentram quase 70% das vendas da Houston.

Assim como em 2010, a Houston vai investir neste ano R$ 10 milhões em publicidade, valor que inclui parcerias semelhantes à feita em "Passione". Em 2011, segundo o executivo, a marca será veiculada na trama adolescente "Rebelde", da TV Record. Também está nos planos o lançamento de um modelo de bicicleta com o nome da novela. "Estamos em processo de construção da marca. Por isso o investimento em marketing continua forte", explicou.

(Murillo Camarotto | Valor)

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *