Itaú tem marca mais valiosa do país

SÃO PAULO – O setor financeiro aparece em destaque no ranking das marcas mais valiosas do país divulgado hoje pela consultoria Interbrand. Com uma marca avaliada em R$ 20,651 bilhões, o Itaú lidera a lista, seguido pelo concorrente Bradesco, cuja marca vale R$ 12,381 bilhões.

A sequência das instituições financeiras só é interrompida pela estatal petroleira Petrobras, que tem uma marca de R$ 10,805 bilhões. Mas o setor volta a aparecer na quarta posição, com a marca do Banco do Brasil (BB), avaliada em R$ 10,497 bilhões.

A relação de 25 empresas ainda inclui o gaúcho Banrisul, que tem sua marca de R$ 645 milhões na 12ª colocação. Somando essas cifras, os quatro bancos respondem por 56,5% do montante total de todos os valores atribuídos às companhias que fazem parte da lista (R$ 78,15 bilhões).

A Interbrand atribui o resultado à combinação de solidez, boa performance financeira e confiança conquistada pelas marcas dos bancos com o consumidor brasileiro. "O setor permanece aquecido e lastreando os ótimos resultados de suas marcas líderes", aponta a consultoria.

A relação ainda traz a Skol (R$ 6,593 bilhões), a Natura (R$ 4,652 bilhões), a Brahma (R$ 3,607 bilhões), a Antarctica (R$ 1,753 bilhão), a Vivo (R$ 1,468 bilhão) e a Renner (R$ 780 milhões) entre as 10 marcas mais bem avaliadas.

A Interbrand avaliou apenas as empresas brasileiras de capital aberto e utilizou as informações financeira relativas ao exercício fiscal de 2009 para examinar a capacidade de suas marcas em capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras.

Ficaram fora da relação a Usiminas, a Gerdau e a Vale, que apareceram na última lista da Interbrand das marcas mais valiosas da América Latina. A consultoria atribui essas ausências aos impactos da crise financeira sobre os negócios de companhias mais dependentes do mercado externo.

(Eduardo Laguna | Valor)
 

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