Krona terá fábrica em Alagoas para atender Nordeste

A fabricante de tubos e conexões Krona se prepara para inaugurar a terceira unidade produtiva e a primeira fora de Santa Catarina. Com investimento de R$ 70 milhões, a empresa fundada em 1994 por quatro empresários egressos da indústria catarinense vai construir em Alagoas, no polo industrial de Marechal Deodoro, uma unidade de fabricação de tubos de PVC com capacidade mensal de 1,3 mil toneladas.

Segundo Waldicir Kortmann, diretor comercial e de marketing da Krona, a previsão é de que a unidade entre em operação entre o fim de 2011 e o início de 2012. Além dos incentivos estaduais, o diretor diz que a região favorece a logística de entrega dos produtos em todo o Nordeste. "A fábrica precisava ficar no máximo entre 700 e 800 quilômetros de distância dos pontos de entrega", explicou Kortmann. A partir de Alagoas, a Krona vai passar a atender com mais agilidade o mercado nordestino. "É um mercado que cresce muito e que tem relação com os nossos produtos, voltados para a classe C", disse.

O investimento na primeira etapa, que já está em fase de terraplenagem, é de R$ 70 milhões. Kortmann disse que está prevista, em uma segunda etapa, a inauguração de uma linha de caixas d”água e conexões de PVC que complementam os itens já fabricados em Joinville. A área em que a fábrica será instalada tem 70 mil metros quadrados.

Em Joinville, a Krona mantém duas unidades fabris. Fabrica conexões e tubos de PVC, na fábrica instalada no bairro Vila Nova, e acessórios sanitários, em Pirabeiraba. A média de produção tem sido de 1,9 a 2 mil toneladas mensais. São cerca de 530 funcionários nas duas unidades. A empresa ainda não tem uma estimativa de quantos funcionários serão contratados em Alagoas. Em 1994, quando foi fundada, a Krona fabricava 150 toneladas de tubos de PVC por mês.

Segundo Kortmann, a Krona deve fechar 2010 com um crescimento de 20% sobre o faturamento e volume de vendas de 2009. A empresa não revela os números de vendas.

O programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, terá grande contribuição no crescimento da companhia, na avaliação do diretor comercial. "Há previsão de um milhão de casas, mas ainda não chega a 20% o total de unidades contratadas", avalia.

A fabricação de conexões começou em 1996 e, de acordo com o diretor comercial, foi definitiva para o crescimento da companhia. A Krona tem lançado entre 30 e 40 produtos por ano, principalmente na parte de conexões. Hoje o portfólio da empresa tem 450 itens em linha.

O investimento em marketing esportivo é o principal canal de comunicação da empresa. Atualmente, a Krona é a principal patrocinadora do time de futsal de Joinville, que disputa campeonatos nacionais. Este ano, a equipe foi campeã estadual de futsal em Santa Catarina.

(Júlia Pitthan | Valor)

 

 

+ posts

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *