Lactalis adquire fatia da Parmalat

A francesa Lactalis comprou uma participação de 11,4% na italiana Parmalat, ampliando as expectativas de uma disputa pelo controle do grupo, segundo o "Financial Times". O jornal informou que o fabricante do queijo Camembert Presidente adquiriu a fatia de 11,4% na quinta-feira, por meio de duas operações: a compra direta de 7,3% e uma troca de ações equivalentes a 4,1% do capital.

A aquisição acontece num momento em que acionistas da empresa italiana, liderados pela Intesa Sanpaolo, montam uma defesa contra três fundos estrangeiros – com participação combinada de 15,3% no capital da Parmalat. Esses fundos, da Suécia, Canadá e Noruega, buscam uma mudança na administração na próxima assembleia de acionistas no mês de abril.

Hoje, a companhia está nas mãos de Enrico Bondi, que assumiu a Parmalat depois que a empresa quebrou por conta de um escândalo financeiro em 2003.

A disputa entre os acionistas da empresa italiana abriu espaço para companhias estrangeiras interessadas na Parmalat. Uma delas é a Lácteos Brasil (LBR) – resultado da fusão da Leitbom e da Bom Gosto -, que negocia uma união com a empresa italiana. A operação seria feita por meio de troca de ações, e a LBR receberia o equivalente a entre 24% e 30% do capital das companhia italiana. Segundos fontes, as negociações continuam.

(Valor)
 

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *