Lactalis faz oferta para comprar Parmalat

PARIS – A empresa francesa de laticínios Lactalis anunciou nesta terça-feira uma oferta de 3,38 bilhões de euros para comprar o controle da italiana Parmalat. A proposta não solicitada, de 2,6 euros por ação, fez com que as ações da empresa italiana subissem 11%, para 2,58 euros por ação, no meio da sessão desta manhã na Bolsa de Milão.

Em comunicado, a Lactalis procurou abrandar as preocupações na Itália sobre a tomada de controle, dizendo que a companhia fundida deve ser construída ao redor da Parmalat e de sua marca.

"Temos um projeto ambicioso para o crescimento na Parmalat, com sede, organização e administração na Itália", comentou o presidente da Lactalis, Emmanuel Besnier, em nota.

A Lactalis vai examinar a transferência de suas atividades no setor de leite na França e Espanha para a Parmalat, conforme consta do comunicado, que acrescenta que o tamanho da empresa unida deve fornecer pespectivas de crescimento maior em mercados emergentes como Brasil, China e Índia.

Depois de a Lactalis se movimentar para elevar sua participação na Parmalat para 29% nas semanas recentes, o governo italiano aprovou novas regras para proteger companhias em setores estratégicos de controles estrangeiros. Alegou que a Parmalat estava em um setor estratégico de produção de alimentos.

Representantes da União Europeia disseram que estão acompanhando o caso para ver se se aplicam as regras de fusão do bloco europeu.

No dia que a oferta foi anunciada, o presidente francês Nicolas Sarkozy planeja se reunir com o premiê italiano Silvio Berlusconi.

A Lactalis disse que sua oferta tem como meta 1,3 bilhão de ações, incluindo 1,23 bilhão de ações que representam 71% dos papéis da Parmalat em circulação – mais possivelmente 63,7 milhões de ações. A 2,6 euros por ação, o valor total da Parmalat pode somar 4,7 bilhões de euros.

Segundo a empresa francesa, a companhia combinada pode ter receitas de 14 bilhões de euros, tornando-a líder mundial em produtos lácteos.

(Associated Press)

+ posts

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *