Mercado de imóveis se recupera e vendas aumentam 70%

SÃO PAULO – O mercado de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo registrou recuperação em relação a agosto, quando se verificou uma queda atípica nas vendas. A Pesquisa Secovi sobre o Mercado Imobiliário mostra que o volume comercializado em setembro foi de 2.785 imóveis, equivalente ao crescimento de 70% diante das 1.638 unidades novas escoadas no mês anterior.

De acordo com o Departamento de Economia e Estatística da entidade, que realiza a pesquisa mensalmente, o resultado ficou abaixo do total vendido no mesmo mês de 2009 (5.049 unidades).

O indicador Vendas sobre Oferta (VSO) foi de 26,4% em setembro. O índice mede o desempenho de comercialização e é expresso pela relação entre o número de unidades vendidas e a oferta no mês (unidades remanescentes acrescidas dos lançamentos).

A cidade de São Paulo integra a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), composta por 39 municípios, dos quais 25 apresentam atividade imobiliária relevante. A Pesquisa Secovi aponta que, em setembro, o mercado vendeu 4.723 unidades, 59% (2.785 unidades) somente na Capital. O total de imóveis escoados na RMSP foi 23,5% superior a agosto.

O número de lançamentos na Região, conforme a Embraesp – Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio, totalizou 7.660 unidades no mês, com alta de 60,1% sobre agosto. O volume de 2.894 unidades residenciais lançadas em setembro na cidade de São Paulo representou 37,8% do total produzido na RMSP.

O total vendido na Capital entre janeiro e setembro deste ano, de 24.605 unidades, indica queda de 1,9% sobre igual período de 2009, quando se observou 25.087 imóveis escoados. O VSO médio nesses nove meses foi de 22,4% ao mês na cidade de São Paulo, enquanto na Região Metropolitana o indicador ficou em 18,3%. A RMSP acumula venda total de 46.445 imóveis no período.

(JB Online)

 

 

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *