Rede de sanduíches Quiznos prepara entrada no Brasil

A rede americana de sanduíches Quiznos planeja abrir ainda neste ano suas primeiras lojas no Brasil. A Global Franchise, empresa de consultoria em franchising responsável por trazer a marca para o Brasil, já está cadastrando candidatos interessados em adquirir as primeiras franquias da marca no país.

Segundo Paulo Mauro, presidente da Global Franchise, a rede pretende ter dois franqueados máster no país e acaba de fechar um acordo com o primeiro deles.

“Os sócios já assinaram contrato e estão em treinamento nos Estados Unidos”, afirma. Ele conta que os franqueados são de um grupo do ramo alimentício e adquiriram o direito de representação da rede na maior parte do país, com exceção da região Sul e dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Eles devem abrir cinco lojas até o final do ano em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. E, na sequência abriram para franquias”, explica. O investimento para abrir uma loja no país será a partir de R$ 250 mil, segundo a Global Franchise.

Procurado pelo G1, o diretor de expansão internacional da Quizno, Lee Vala, informou que a empresa deve anunciar em “até duas semanas” o novo projeto de avanço internacional da marca e os planos para o Brasil.

A rede de fast food possui mais de 4.500 unidades no mundo, incluindo países da Europa e da Ásia. O Brasil irá abrigar as primeiras lojas da Quiznos na América Latina. A marca é considerada uma das maiores concorrentes da Subway.

A especialidade da Quizno são os sanduíches servidos na baguete e montados na hora. Como principal diferencial é a opção de sanduíches tostados, feitos num forno patenteado pela marca. O cardápio inclui ainda sopas e saladas.

Franquias estrangeiras

O cenário favorável da economia brasileira vem atraindo um interesse maior de redes estrangeiras, que enxergam o país como uma grande oportunidade para expansão de suas franquias.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem no país cerca de 150 marcas estrangeiras no setor, o que representam menos de 10% das redes de franquias. Neste ano, estão sendo oferecidas na 20ª edição da ABF Franchising Expo, em São Paulo, cerca de 50 opções de franquias de origem estrangeira. Dessas, 50% estão estreando no país.

“Muitas marcas estão inclusive voltando”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. “O mercado asiático já está bem explorado e o europeu está morto para investimentos novos, então as empresas dos Estados Unidos e da Europa vêem cada vez com mais bons olhos o Brasil”.

Para o presidente da Global Franchise, o Brasil se tornou um alvo para qualquer marca queira crescer e se tornar mundial. “O Brasil ainda é um país fechado e há muito espaço para crescer. Na maioria dos países, 30% das redes são estrangeiras”, diz o executivo.

A consultoria, especializada na internacionalização de redes de franquias, representa atualmente 35 marcas estrangeiras que estão selecionando franqueados brasileiros. “No ano passado, estávamos com 26”, afirma Moura.

Além da Quiznos, a empresa também está selecionando interessados em abrir franquias de marcas estrangeiras como a rede espanhola Mango, considerada a maior concorrente da Zara. A marca já possui uma loja própria no Rio de Janeiro e está atrás de franqueados múltiplos, dispostos a abrir de 2 a 5 lojas da rede, com investimento por unidade estimado em R$ 800 mil.

(Darlan Alvarenga)

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *