Sites Ofertas.com e Oferta Única unem operações

Os sites de compras coletivas Ofertas.com e Oferta Única anunciam ontem a fusão de suas operações. A marca Ofertas.com prevalecerá no novo site que tem data prevista para começar a atuar de forma conjunta em julho. A operação marca a primeira iniciativa de consolidação do mercado de compras coletivas no Brasil.

O Ofertas.com é um dos mais jovens entre os sites de compras coletivas, criado há cerca de três meses pelo empresário Carlos Wizard Martins e por seus filhos, controladores do Grupo Multi, o maior em franquias de idiomas e de ensino profissionalizante, como Wizard, Yázigi, Skill, Alps, Quatrum, Microlins, SOS, Bit Company.

A divisão societária do negócio não foi divulgada, mas Charles Martins, até então presidente do Ofertas.com, será presidente do conselho de administração da empresa. Os executivos Rodrigo Monzoni e Antonio Mouallem, que comandavam o Oferta Única, cuidarão da gestão diária.

De acordo com Rodrigo Monzoni, o novo negócio terá aporte de R$ 20 milhões nos próximos seis meses, que serão direcionados, em boa parte, para mídia e reforço da marca. O modelo de negócio será mesclado, com o uso da rede de franquias do grupo Multi para aumentar a capilaridade, gerar mais ofertas e oportunidades.

Nesse formato de negócio, as franquias poderão ser usadas para aumentar a base de usuários e como captadoras de ofertas locais para um mercado local. "Se fossemos contratar um representante próprio, a operação ficaria mais cara e lenta", destaca Monzoni.

A linha de atuação do novo negócio segue uma a tendência do setor que é se voltar para grupos específicos e ofertas locais, segundo o presidente do Buscapé, Romero Rodrigues. Esse modelo é um dos caminhos do varejo eletrônico para se manter em evolução nos próximos anos, destaca o presidente do Groupon, Florian Otto.

Por meio das franquias, o Ofertas.com pretende se fazer presente em mais de mil cidades, patamar similar ao dos grandes players, como Groupon, Peixe Urbano e Click On. "Com isso, queremos consolidar a nossa posição como o quarto maior negócio do país e em busca da terceira posição", afirma Monzoni. Juntos, o Oferta.com e o Oferta Única criarão uma base de 2,5 milhões de usuários, mas já visualizam um crescimento ambicioso para um patamar de 10 milhões até o fim do ano.

Outra estratégia do Ofertas.com é ganhar o público das classes C e D. Hoje em dia, o perfil dos usuários de compras coletivas se restringe às classes A e B. "Vamos ampliar esse mercado, começando a oferecer promoções em localidades que não estejam necessariamente em São Paulo. Ao sair desse perímetro, os preços vão cair naturalmente, o que atrairá novos consumidores", conta Monzoni.

O tempo de negociação entre os dois sites levou em torno de um mês e meio. Segundo o executivo, havia interesse mútuo e muita sinergia a se ganhar. O Ofertas.com chegou mais tarde nessa onda de sites de compras coletivas, o que dificultaria o seu deslanchar.

(Tatiana Schnoor | Valor)

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