Tam retoma liderança no mercado doméstico em março

O mercado aéreo doméstico brasileiro cresceu 25,48% em março ante o mesmo mês de 2010. O grupo Tam (que compreende Tam e Pantanal) retomou a liderança do setor, com 41,84%.

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira (19/4).

Gol/Varig ficou com 38,83% do mercado aéreo doméstico brasileiro. Em fevereiro, a Gol detinha 39,77% de participação e havia roubado a dianteira do mercado doméstico da Tam, que dominava 39,59%.

As demais empresas do setor também ampliaram sua participação, de 16,63% em março do ano passado para 19,33% no mesmo mês deste ano — a Azul tem 7,71%, a Webjet 5,41%, a Trip aparece com 2,60%, enquanto a Avianca tem 2,42%.

Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a Tam manteve a liderança isolada, com 86,07% do mercado. A Gol/Varig possui 12,87% e a Avianca 1,04%.

Mercado brasileiro

O mercado aéreo doméstico cresceu 25,48% no mês de março em relação ao mesmo mês do ano passado. Já a oferta de assentos-quilômetro aumentou 16,03% no mesmo período e a taxa de ocupação, que foi de 65,08% em março de 2010, passou para 70,38%.

Nos voos internacionais operados por empresas brasileiras, o crescimento foi de 29,58%, enquanto a oferta de assentos aumentou 15,04%. A taxa de ocupação saltou de 69,33%, em março de 2010, para 78,09% em março deste ano.

No período acumulado de janeiro a março, o mercado aéreo doméstico cresceu 16,91% em relação ao mesmo período do ano passado. A oferta de assentos aumentou 14,44% e a taxa de ocupação passou de 71,06% para 72,59%.

Já nos voos internacionais, operados por empresas brasileiras, o transporte de passageiros aumentou 17,24% em relação ao ano passado, enquanto a oferta de assentos cresceu 14,10%. A taxa de ocupação passou de 74,82% para 76,88%.

(Brasil Econômico)

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *