Toyota pode tirar do papel sua segunda fábrica no Brasil

A japonesa Toyota voltar a estudar um plano de 2008 para abrir uma nova fábrica em Sorocaba, a 100 km de São Paulo, sua segunda fábrica no Brasil, informa o jornal econômico japonês Nikkei nesta quinta-feira (17). O projeto, congelado pela crise econômica, pode sair do papel.

Uma porta-voz da Toyota explicou que o grupo "está considerando, entre outras questões, qual seria o melhor momento para abrir a fábrcia", que precisaria de um investimento entre US$ 600 milhões e US$ 700 milhões.

Segundo os cálculos de 2008, a fábrica traria pelo menos 2.500 empregos diretos e cerca de 11 mil indiretos.

A Toyota tem, desde 1998, uma fábrica em Indaiatuba, também no interior paulista. A planta fabrica 80 mil unidades do Corolla por ano.

Segundo o jornal econômico Nikkei, a segunda fábrica no Brasil teria uma capacidade anual superior a 100 mil carros pequenos, destinados ao mercado interno, e poderia ser inaugurada no ano que vem.

Desde 2008, quando o projeto foi abandonado, o mercado brasileiro de automóveis cresceu 11%, chegando a 3,14 milhões de unidades no ano passado.

O Brasil foi em 2009 o quinto mercado mundial em vendas de automóveis, mas, segundo analistas, em 2010 o país vai ultrapassar a Alemanha e se tornará o quarto, atrás de China, EUA e Japão.

Cerca de 60% do mercado automobilístico brasileiro é dominado por Fiat, Volkswagen e General Motors.

(Portal G1)

 

 

+ posts

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *