Ultrapar compra distribuidora para crescer no Norte

São Paulo – O Grupo Ultrapar fechou a aquisição da Distribuidora Nacional de Petróleo (DNP) por 85 milhões de reais. O negócio será conduzido por meio da Ipiranga Produtos de Petróleo, controlada pela Ultrapar. De acordo com comunicado à Bovespa, o valor ainda pode sofrer ajustes de capital de giro e endividamento no ato do pagamento, previsto para novembro.

A DNP possui 110 postos de combustíveis no Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Pará e Mato Grosso. No ano passado, a rede alcançou 260.000 metros cúbicos de vendas de diesel, gasolina e etanol. Seu desempenho lhe garantiu a quarta posição entre os distribuidores do Norte, com uma fatia de 4% de mercado.

A geração de caixa da DNP, medida pelo ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação), foi de 17 milhões de reais no ano passado.

Segundo a Ultrapar, a compra da DNP “reforça a estratégia de expansão, iniciada com a aquisição da Texaco, para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, onde o crescimento do consumo tem sido acima da média nacional, e a participação de mercado da Ipiranga é menor do que nas regiões Sul e Sudeste.”

A Ultrapar informou ainda que a compra da DNP ampliará em 40% o volume de vendas da Ipiranga no Norte, o que ampliará sua participação regional para 14% do mercado.

(Márcio Juliboni | Portal Exame)

 

 

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *