Uno passa o Gol e lidera vendas de automóveis no País pela primeira vez

SÃO PAULO – Pela primeira vez, o modelo Uno, da Fiat, foi o automóvel mais vendido no mercado brasileiro, com 21.397 unidades. O compacto ultrapassou o Gol em fevereiro, que ficou com 20.989 unidades. A última vez que o carro da Volkswagen havia deixado a liderança foi nos meses de setembro e outubro de 2006, quando perdeu para o Palio, também da Fiat. No cômputo anual, contudo, o Gol é líder há 24 anos.

Apesar da pequena diferença, de 408 unidades, os números enfatizam a antiga disputa entre Fiat e Volkswagen no País. Em janeiro, a marca alemã tirou da Fiat a tradicional liderança em vendas no segmento de automóveis e comerciais leves, com 54.549 unidades ante 46.722 da concorrente. No mês passado, a Fiat recuperou o posto, com 60.744 mil veículos, enquanto a Volks vendeu 54.364. Na soma do bimestre, a fabricante italiana segue em segundo lugar, com 1.447 unidades atrás.

Na soma de vendas dos dois modelos no ano, o Gol tem ampla vantagem, com 44.048 unidades, ante 38.282 do Uno. Os dois números incluem as versões antigas – o Mille responde por 50% dos negócios (com preços a partir de R$ 23,2 mil), enquanto o Gol G4 fica com cerca de 20% (R$ 27,5 mil). As novas versões com quatro portas custam a partir de R$ 28,1 mil e R$ 30,8 mil, respectivamente.

Em relação ao primeiro bimestre de 2010, as vendas do Gol cresceram 30%. As do Uno, 86,8%. A ascensão do modelo da Fiat começou a ocorrer a partir de maio, quando a empresa lançou o novo Uno, totalmente renovado e com um design que tem atraído principalmente os jovens consumidores. Um mês após o lançamento, o Uno já ocupava o segundo lugar na lista dos mais vendidos. Antes, sua posição era restrita ao quarto ou quinto lugar. Há duas semanas, o Uno ganhou reforço extra da versão duas portas (R$ 26,5 mil).

Apelo jovem. "Ao mexer no Uno, a Fiat trouxe um carro totalmente renovado, com apelo mais jovem, e abriu uma fatia de consumo que antes não conseguia ter com o Palio", avalia Lucas Copelli, da Vallua Consultoria e Gestão. "É cool ter um Uno", diz ele, ressaltando o preço e as cores diferentes e chamativas do modelo, que foi criado com base em sugestões feitas pelos consumidores.

Copelli cita que o Gol, renovado em 2008, segue com as características de robustez e bom valor de revenda, mas "precisa do salto que o Uno conseguiu dar – um carro totalmente diferente com precificação próxima à do anterior".

Tendência. Em nota, a Volkswagen informa entender "que o resultado das vendas em um único mês não reflete necessariamente uma tendência de mercado". Reforça "que o Gol permanece na liderança no acumulado de 2011, com vendas de 44.048 unidades, ou 5.766 unidades à frente do segundo colocado."

A montadora afirma ainda que "trabalha para continuar merecendo a confiança dos consumidores e, com este objetivo, atingiu total de vendas de 108.913 unidades no acumulado deste ano, representando um crescimento de 32,4% (em relação ao primeiro bimestre do ano passado) e garantindo a liderança da marca com uma participação de 22,3% em 2011".

No mesmo período, a Fiat cresceu 14,4% e tem hoje 22% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves.

Na lista dos modelos mais vendidos em fevereiro estão também o Fox (13.157 unidades), o Siena (10.161), o Celta (9.990) e o Corsa sedã (9.335). O Palio continua na sétima posição, com 7.359 unidades vendidas. O modelo, que muitos anos ficou em segundo lugar na relação, vem perdendo espaço desde o lançamento do novo Uno.

(Cleide Silva, de O Estado de S. Paulo)

+ posts

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *