XP Investimentos vende participação minoritária para Actis

São Paulo – O fundo global de private equity Actis adquiriu participação minoritária na corretora XP Investimentos, por meio de um aporte de capital de 100 milhões de reais. A empresa não detalha qual a porcentagem adquirida. A emissão será toda primária, visando a capitalização da empresa e a sua preparação para o IPO. A conclusão da operação está sujeita à aprovação do Banco Central.

O aporte de recursos realizado pela Actis permitirá à XP acelerar investimentos em tecnologia, marketing, expansão da rede de distribuição, desenvolvimento de novos produtos e avaliar oportunidades de consolidação no setor. A Actis pretende apoiar a XP na preparação da abertura de capital para se tornar a primeira empresa aberta deste setor no Brasil, segundo a XP.

O Grupo XP, além da corretora, inclui uma empresa de educação financeira, uma gestora de recursos com mais de 600 milhões de reais sob gestão, uma corretora de seguros, uma empresa de tecnologia que desenvolve plataformas de negociação e um braço de mercado de capitais. Grupo XP tem o controle concentrado em seis sócios, mas é uma partnership com mais de 50 sócios minoritários. A XP movimenta mais de 15 bilhões de reais por mês na Bovespa, segundo a empresa.

Este é o terceiro investimento da Actis no Brasil nos últimos três meses. Recentemente, o fundo inglês investiu investiu 100 milhões de reais na rede de supermercados Companhia Sulamericana de Distribuição e 90 milhões de reais no Grupo Gtex, fabricante de produtos de higiene e limpeza. A Actis possui atualmente 4,7 bilhões de dólares em fundos sob sua gestão e conta com mais de 100 profissionais de investimento em nove escritórios no mundo.

(Beatriz Olivon | Portal Exame)

 

 

 

+ posts

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *