10 empresas que anunciaram investimentos recentemente

Seja para crescer organicamente ou para começar a operar no país, veja as companhias que farão investimentos por aqui

Aposta

O mercado brasileiro está no radar de diversas companhiasde diferentes partes do mundo. O país vive um momento ímpar economicamente e está chamando atenção de algumas empresas que querem aproveitar o bom momento
Nos últimos dois meses, diversas companhias anunciaram que pretendem investir nas suas operações no por aqui, outras querem investir para começar a operar no país. Veja, a seguir, dez companhias que farão investimentos por aqui nos próximos anos:

Pão de Açúcar

Em abril, o grupo Pão de Açúcar anunciou que planeja investir mais de 2 bilhões de reais neste ano. A proposta foi aprovada pelo conselho de administração da varejista e a decisão foi unanime entre os conselheiros presentes na reunião. 
Os aportes previstos para o ano serão destinados para abertura de novas lojas, aquisição de terrenos, conversão de lojas, reformas, infraestrutura em tecnologia da informação e logística.

Coca-Cola
Também em abril, a Coca-Cola anunciou que vai investir 1 bilhão de reais na construção de uma nova fábrica de bebidas no Rio de Janeiro.
O plano é que a unidade, que ficará localizada em Duque de Caxias, entre em operação em 2014.
A fábrica terá capacidade para produzir 1,2 bilhão de litros de bebidas por ano e visa a atender o aumento de demanda esperado durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Fiat
A Fiat anunciou um novo plano de investimentos no Brasil, que soma 15 bilhões de reais até 2016. Parte do dinheiro já fazia parte do plano anterior, de 2011 a 2014, foram somados a 6 bilhões de reais adicionais ao montante.
O dinheiro será usado na produção de automóveis, caminhões, colheitadeiras, autopeças e motores no país.
 
Ambev
No início do mês, a Ambev assinou o protocolo de intenções para a construção de uma fábrica de cervejas na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais.
Os investimentos previstos na unidade são de 550 milhões de reais e fazem parte do aporte de até 3 bilhões de reais previsto para o ano.
 Com a nova unidade, a Ambev somará quatro fábricas no estado mineiro.
As outras ficam localizadas em Contagem, Sete Lagoas e Juatuba.

General Motors
A General Motors confirmou investimentos de 2,5 bilhões de reais na planta da cidade de São José dos Campos no interior de São Paulo. A montadora e a prefeitura do município anunciaram, na última terça-feira,  um acordo que visa atrair investimentos para a cidade.
Segundo Carlos Moan, diretor de relações institucionais da GM, era essencial que São José dos Campos atendesse a quatro pilares para ter chances de receber os 2,5 bilhões de reais de investimentos para a planta da indústria na cidade.  
A montadora considera que foram atendidos os itens de incentivos fiscais, infraestrutura para a readequação da fábrica e um distrito industrial para fornecedores pela prefeitura.

Caterpillar
No início deste mês, a Caterpillar anunciou que irá investir 20 milhões de reais para construir uma unidade da empresa destinada à remanufatura. O local escolhido para abrigar a nova fábrica foi a cidade de Piracicaba, no interior paulista.
O trabalho de remanufatura ocorre após o fabricante receber um componente original que não está mais em condições de uso – como bombas de água, cabeçotes e conjuntos montados de camisa, pistão, biela e anéis.
   
Shacman
A Shacman deve anunciar a construção de uma unidade brasileira para produção de caminhões pesados e extrapesados no Brasil.
A montadora chinesa vai investir 400 milhões de reais para erguer sua unidade brasileira. A fábrica deve ser instalada na cidade de Tatuí, interior paulista, e terá capacidade de produzir 10.000 unidades por ano.
A unidade brasileira da montadora deve começa a operar a partir de meados de 2014 e terá como donos o grupo brasileiro Metro-Shacman e a própria montadora chinesa.

Volkswagen
A Volkswagen anunciou  um plano de investimentos de 8,7 bilhões de reais para o Brasil.
O montante será destinado à capacitação e desenvolvimento de novos produtos e tecnologia no Brasil. Os investimentos estão previsto até 2016.

Sony
A Sony vai investir 500 milhões de reais no mercado brasileiro até 2014 para aumentar a produção e ampliar os aportes no marketing de produtos nas áreas de áudio, vídeo e games.
A companhia dobrou de tamanho no país nos últimos três anos e está pegando carona na Copa do Mundo para lançar produtos especialmente desenvolvidos para as necessidades do brasileiro.

Odebrecht
A Odebrecht pretende investir 15 bilhões de reais entre os anos 2013 a 2015, sendo que 6 bilhões de reais deverão ocorrer no Brasil e restante em outros países.
Segundo Marcelo Odebrecht, presidente da companhia, do montante investido 5 bilhões de reais serão destinados para operações no setor de energia, sendo 80% no exterior e 20% no Brasil.
O restante será aplicado em áreas de infraestrutura, entre elas rodovias e portos, 5 bilhões de reais serão destinados ao Brasil.

 
(Daniela Barbosa | Exame)

Website | + posts

Share this post