10 empresas que anunciaram novos presidentes recentemente

Entre julho e agosto, diversas companhias mudaram de comando no Brasil e no mundo

Mudanças

Nos últimos dois meses, pelo menos dez companhias anunciaram mudança em sua gestão e apresentaram nomes de novos executivos para o cargo de presidente.

 No Brasil, OSX, Via Varejo e BRF são algumas das empresas que mudaram o comando recentemente. Veja, a seguir, dez companhias com novos presidentes:

Shell

 A mudança não será imediata, mas, em julho, a Shell anunciou que terá um novo presidente a partir de janeiro de 2014. Segundo a companhia, Ben van Beurden, atual diretor de abastecimento da empresa, irá suceder Peter Voser na função de CEO.
Beurden tem profundo conhecimento sobre a companhia e experiência executiva comprovada por meio de inúmeros negócios já liderados por ele.

BIC

No Brasil, a BIC, famosa por suas canetas esferográficas, anunciou a sucessão de seu presidente. Fernando Moller vai assumiu o comando da companhia no lugar de Horacio Balseiro, que vai tocar as operações do México e América Central da empresa.
Balseiro esteve à frente dos negócios da BIC no Brasil por cinco anos e elevou a rentabilidade da empresa por aqui, posicionando a operação como a segunda maior do grupo.  Moller vai assumir o comando da companhia com o objetivo de dar continuidade ao crescimento registrado por seu antecessor

Siemens

A Siemens  começou agosto sob um novo comando, após a renúncia de Peter Löscher, a companhia nomeou Joe Kaeser, atual diretor financeiro da empresa, para o cargo de presidente.
Löscher anunciou sua saída ao mercado no fim de julho e Kaeser vai assumiu a função a partir do dia 1º de agosto.
De acordo com a empresa, Kaeser foi escolhido por unanimidade pelo conselho

Via Varejo

O ex-presidente da operadora Oi, Francisco Valim, foi escolhido como o novo CEO da Via Varejo, confirmou a companhia à EXAME.
 Valim terá como missão completar a abertura de capital da companhia, que está a cargo dos bancos Credit Suisse e Bradesco BBI. 

GM

No início de agosto, a General Motors nomeou como presidente da filial brasileira Santiago Chamorro. O executivo era diretor-geral de vendas, serviços e marketing desde maio de 2012, passou a ocupar, a presidência da GM do Brasil imediatamente.
O cargo de presidente vinha sendo acumulado por Jaime Ardila, responsável pelas operações da América do Sul, desde o fim do ano passado, quando a ex-presidente Grace Lieblein foi promovida para a matriz como vice-presidente global de compras e da cadeia de suprimentos.

BRF

A BRF deve anunciou sua primeira grande mudança desde que Abilio Diniz assumiu o conselho da companhia. Em agosto, Claudio Galeazzi foi confirmado como novo presidente da companhia.
Galeazzi é sócio do BTG Pactual e já presidiu o Pão de Açúcar anos atrás, quando liderou uma reorganização da companhia. Ele foi indicado por Abilio ao conselho da varejista no começo de fevereiro.

Raia Drogasil

Após concluir o processo de fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, criando a Raia Drogasil, Cláudio Roberto Ely deixou o cargo de presidente da rede de farmácias e Marcílio Pousada, ex-presidente da Livraria Saraiva, foi escolhido para ficar em seu lugar.
O executivo assumiu a nova função em julho. Ely encerrou um ciclo de 13 anos como diretor geral da Drogasil e outros dois como presidente da Raia Drogasil.
 
OSX

Em meio a diversas mudanças nas empresas X, de Eike Batista, a troca de presidente da OSX está entre as mais recentes.  O conselho de administração da empresa de construção naval elegeu, na última semana, Marcelo Luiz Maia Gomes para o cargo de diretor-presidente.
O executivo irá substituir Carlos Eduardo Sardenberg Bellot, que irá se desligar da empresa, segundo fato relevante divulgado ao mercado.

Walmart

O Walmart anunciou a renúncia de Marcos Samaha do cargo de presidente das operações no Brasil. Em seu lugar, assumirá Guilherme Loureiro, que ingressou na companhia em 2012.
Samaha estava havia 14 anos na empresa e, desde 2010, presidia os negócios locais.
A transição acontecerá até o fim deste mês.

Time Warner Cable

A Time Warner Cable (TWC), braço de provedor de internet e conteúdo do grupo Time Warner, também terá novo presidente a partir do próximo ano. Glenn Britt, atual CEO da companhia, anunciou que vai se aposentar no fim de 2013 e Robert Marcus vai assumir o comando da empresa.
Outros negócios do grupo Time também anunciaram mudanças em sua gestão recentemente. Jeff Robinov, presidente do segmento de filmes da companhia, deixou o cargo e ao que tudo indica, não haverá substituição. O mesmo aconteceu com o braço de TV da Warner. Em maio, Bruce Rosenblum deixou o comando do negócio.

(Daniela Barbosa | Exame) 26/08/13

+ posts

Share this post