18 de 63 empresas valem menos na Bovespa que seu patrimônio líquido

A crise na Europa, as dificuldades operacionais e as perspectivas de resultados ruins para os próximos trimestres fazem com que 18 das 63 empresas que compõem o principal índice de ações da Bovespa, o Ibovespa, estejam sendo negociadas com valor de mercado menor que o patrimônio líquido destas empresas.
 
Empresas como Petrobras, Usiminas, Gafisa e Fibria enfrentam esse problema, segundo levantamento da consultoria Economatica.
 
Ser negociada abaixo do valor patrimonial é uma forte indicação de que a companhia, no ponto de vista dos investidores, está depreciada.
 
Segundo o estrategista da Futura Corretora Luis Gustavo Pereira, investidores estão saindo de ativos de risco diante da crise na zona do euro.
 
Desde que atingiu a pontuação máxima em 2012, há cerca de três meses, o Ibovespa já caiu quase 18%.
 
ENDIVIDAMENTO ELEVADO

Perspectivas pouco animadoras de desempenho nos próximos trimestres e resultados operacionais abaixo do esperado também cobram seu preço.
 
Empresas como Fibria e Usiminas, de setores que já passam por dificuldades, têm endividamento elevado.
 
“No caso da Usiminas, por exemplo, vemos geração de caixa muito baixa e índice de alavancagem muito alto”, diz a analista-chefe da Ativa Corretora, Daniella Maia. “Isso mostra que a empresa está tendo dificuldades para gerar recursos financeiros para pagar suas dívidas.”
 
“Aliado a isso, há demanda por aços planos e aumento de custos do setor”, diz Maia. “Por isso os investidores acabam exigindo um retorno adicional para fazer posição na companhia.”
 
VALOR DE MERCADO

O valor de mercado da Usiminas corresponde a 49,2% de seu patrimônio líquido. O da Fibria, a 51,5%.
 
O levantamento da Economatica considera o valor de mercado de sexta-feira (15) e o patrimônio líquido de março de 2012.
 
Essa distorção permite que as empresas poderiam, teoricamente, recomprar todas as suas ações no mercado gastando metade de seu patrimônio.
 
“Isso quer dizer que o investidor não está colocando prêmio ou perspectiva futura de crescimento na empresa”, diz Pereira, da Futura Corretora.
 
DISTORÇÃO CONTÁBIL

Segundo os analistas, distorções contábeis no cálculo do patrimônio líquido exigem cautela, pois podem influenciar o dado.
 
“Esse é um indicador relevante, mas precisa ser visto com muito cuidado”, diz o estrategista de renda variável no HSBC, Carlos Nunes. “Só por ele você não consegue tirar conclusões de investimento, porque o que move o papel é a expectativa de lucro e geração de caixa.”
 
PETROBRAS E CONSTRUTORAS

No caso de Petrobras, a relação entre valor de mercado e patrimônio líquido é de 73,3%.
 
“A relação de preço sobre lucro também não está alta”, diz Nunes. “Mas o problema é que a expectativa de lucro começa a cair, e a companhia tem decepcionado também com o repasse do preço do combustível.”
 
Quatro construtoras também estão na lista: Gafisa, Brookfield, Rossi Residencial e PDG Realty. “É um setor que tem uma alavancagem muito grande, e que começa a ter alguns problemas com relação à geração de caixa”, diz Pereira.
 

(Reuters)

+ posts

Share this post