Ações da Cimpor abrem em forte alta após OPA

Impulsionadas pela oferta pública de aquisição (OPA) de pelo menos 1,5 bilhão de euros, lançada na sexta-feira pelo grupo brasilero Camargo Corrêa, as ações da Cimentos de Portugal (Cimpor) abriram o dia em forte alta na Bolsa de Lisboa.
 
Em pouco mais de uma hora de negociações, conforme informações, os papéis da cimenteira já alcançavam alta de 10% no pregão sobre a cotação de 5 euros do fechamento de sexta-feira.
 
Na OPA, a InterCement, subsidiária da Camargo Corrêa, propôs pagar 5,5 euros por ação. Isso avalia a totalidade da cimenteira em 3,7 bilhões de euros.
 
Com a OPA, o grupo brasileiro, que já detém 32,9% da Cimpor, tem o objetivo de atingir ao menos 67% do capital da cimenteira portuguesa, uma das dez maiores do mundo. Com esse percentual, pela legislação local, alcança o direito de indicar a totalidade do conselho administrativo.
 
Uma da acionistas, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), estatal financeira de Portugal, informou no mesmo dia que aderiu à OPA. Possui 9,6% de participação da Cimpor. A Votorantim Cimentos, com 21,2%, declarou em nota que vai analisar a oferta da Camargo.
 
A Cimpor, com operações em 12 paíse, inclusive Brasil, Índia, China e África do Sul, faturou 2,2 bilhões de euros no ano passado. As vendas totalizaram 27,5 milhões de toneladas de cimento, além de concreto e outros materiais de construção. A Cimpor Brasil vendeu 5,63 milhões de toneladas em garatiu 8,6% do mercado nacional.
 
(Ivo Ribeiro | Valor)

+ posts

Share this post