Ações do setor imobiliário saem do limbo e sobem 6,2% na bolsa

As ações das construtoras, um dos setores mais penalizados ao longo deste ano na bolsa, foram as que mais se recuperaram na Bovespa com a redução das taxas de juro pelo governo, anunciada na quarta-feira à noite.

Entre os índices setorais da bolsa brasileira, o índice de empresas do setor imobiliário (IMOB) foi o que mais subiu, fechando na quinta-feira em alta de 6,2%, bem acima do Ibovespa, que avançou 2,87%.

“Os setores que mais apanharam são, agora, os que mais estão se recuperando”, afirma Márcio Cardoso, da Título Corretora. As ações do setor financeiro também se valorizaram: o índice INFC fechou em alta de 5,8%.

Se considerada a mínima do Ibovespa, atingida no dia 08 de agosto, no auge da crise americana, a bolsa brasileira já acumula uma valorização em torno de 20%.

O JP Morgan recomendou a compra de papéis brasileiros, incluindo empresas dos setores de construção e financeiro.

Cardoso aconselha o investimento em empresas do setor financeiro e de consumo. Na sua avaliação, as empresas do setor de construção devem ser beneficiadas, mas esse é um segmento que também sofre com a elevaçao dos custos neste ano. "Os resultados no setor não estão ainda muito claros", diz o diretor da Título.

Construtoras entram nas listas de recomendação

Duas empresas do setor de construção estão entre as mais recomendadas por corretoras de valores brasileiras para setembro: Eztec e a PDG Realty.

Analistas da Planner Corretora, que recomendam a compra da EZtec, afirmam que a companhia é a incorporadora brasileira com números mais consistentes, margens elevadas e com “excelente” situação financeira. Analistas da Coinvalores e da Um Investimentos também sugerem a compra dos papéis da companhia.

A PDG Realty deve ser favorecida por sua diversificação regional, segundo os analistas. Além disso a companhia vem apresentando melhora operacional e vem diversificando seu mix com empreendimentos focados na população de renda média. “Enxergamos a forte depreciação dos ativos na bolsa como uma excelente oportunidade de aumentar a exposição ao setor de construção civil em uma empresa de grande porte do segmento na carteira de setembro,” afirmam os analistas da UM Investimentos relatório. As ações da empresa também são recomendadas pelas corretoras Socopa e Ativa.
 
Valorização

As açoes do IMOB (veja composição do índice) que mais se recuperaram desde o dia 08 de agosto, quando a Bovespa atingiu a mínima de 48.688 mil pontos, são a MRV, EZTEC, JHFS e Brookfield. Veja a alta acumulada dos papéis no período:

MRV = 35,9%

EZTEC = 32,75%

JHSF = 30%

Brookfield = 38,08%

IBOVESPA= 19,4%

(Claudia Facchini e Olivia Costa l iG)

+ posts

Share this post