Aeroporto de São Gonçalo (RN) será leiloado até julho, diz Anac

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, deve ser leiloado até julho, afirmou o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rubens Vieira , nesta sexta-feira durante o Seminário Internacional de Concessão de Aeroportos, realizado em São Paulo. O projeto na região de Natal é considerado um modelo para os demais projetos que devem ser concedido à iniciativa privada no governo de Dilma Rousseff.

A previsão da Anac é que o edital para a licitação do projeto seja divulgado até o dia 1º de maio. O governo já colocou o projeto em consulta pública e recebeu mais de 300 contribuições. “O leilão de São Gonçalo vai testar o modelo de concessão de aeroportos no Brasil. É muito importante que ele seja um sucesso”, diz Vieira.

A Anac pretende definir indicadores para estabelecer padrões de qualidade para os aeroportos brasileiros. Segundo o diretor do órgão, esses índices ainda não foram definidos. Até o leilão de São Gonçalo eles devem ser públicos.

Entidades internacionais como a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em inglês) definem padrões de qualidade para filas e número de passageiros por metro quadrado, por exemplo.
Nova organização das autoridades do setor no Brasil

A recém-criada Secretaria de Aviação Civil será o órgão responsável por mapear os projetos prioritários para construção e reforma de aeroportos. A concessão dos projetos à iniciativa privada, no entanto, será responsabilidade da Anac.

Hoje já existem nove aeroportos administrados pelo setor privado no Brasil em cidades como Cabo Frio (RJ) e Ipatinga (MG). Outros devem ser concedidos para a iniciativa privada, mas o governo ainda não definiu quantos nem quais projetos devem ser oferecidos.

(Marina Gazzoni, iG)

+ posts

Share this post