Anatel inicia leilão da tecnologia 4G; seis grupos participam

Acaba de começar o leilão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para licitar as faixas da tecnologia 4G, de 450 MHz e de 2,5 GHz.
 
O processo permitirá que as empresas de telecomunicações aprimorem a qualidade dos serviços de voz e banda larga.
 
Estima-se, por exemplo, que a velocidade da internet com 4G possa superar em dez vezes a média da que é obtida atualmente com 3G no Brasil.
 
A evolução do sistema, no entanto, dependerá do esforço e do investimento das operadoras. O valor mínimo dos lotes em licitação totaliza R$ 3,85 bilhões.
 
O alvo de desejos das operadoras é a faixa de 2,5GHz, que permite cobertura em todo o território nacional.
 
Esse é o modelo que se enquadra melhor nos planos das companhias que venderão o serviço para usuários da telefonia.
 
Também será possível que os seis grupos interessados em participar da disputa –Claro, Tim, Oi, Sky, Vivo e Sunrise Telecomunicações– possam comprar apenas fragmentos dessa cobertura. São lotes menores, para regiões específicas do país.
 
REGIÃO RURAL

O patinho feio é a faixa de 450 MHz, que cobre a região rural. Essa opção demanda grandes investimentos em infraestrutura e oferece um retorno menor, por se tratarem de áreas menos populosas.
 
Para garantir o acesso também nessas áreas, o edital de licitação prevê que, se não houver interessados, a responsabilidade por esse fornecimento seja distribuído entre as empresas ganhadoras na faixa de 2,5GHz.
 
De acordo Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, essa obrigação é também a única maneira de encontrar adeptos a prestar o serviço nessas localidades.
 
"Para a operadora esse é mais um custo que uma receita. Por exemplo, quem for implementar o serviço terá de oferecer internet gratuita para as escolas rurais", afirma.
 
Segundo cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. As cidades sedes da Copa das Confederações estarão cobertas por 4G até 30 de abril de 2013. As sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2013.
 
Até 31 de dezembro de 2015, as áreas rurais até 30 km da sede de todos os municípios brasileiros terão cobertura na faixa de 450 MHz, com serviços de voz e dados.
 
(Julia Borba | Folha)
 

+ posts

Share this post