Ancar investe R$ 640 mi na expansão dos shoppings

O grupo Ancar investirá R$ 640 milhões, em recursos próprios e de sócios nos projetos, para expandir sua rede de shopping centers, até novembro de 2012. O grupo vai ampliar três deles e construir um novo em Campinas (SP). A Ancar cresceu este ano 18% em vendas, o que significa um faturamento acumulado até agosto de R$ 3,5 bilhões. A expectativa é chegar ao fim de 2010 no mesmo ritmo, com vendas de R$ 7 bilhões. Em 2009, o grupo chegou a R$ 6 bilhões, com aumento de 13%.

O crescimento está acima do mercado. A associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) contabiliza um crescimento de 13,75% do setor nos oito primeiros meses do ano. Além disso, prevê que as vendas fechem o ano com expansão de 15%.

O principal investimento da Ancar será no Shopping Nova América, que fica na Zona Norte do Rio: R$ 250 milhões. O shopping, que hoje já abriga uma unidade da Universidade Estácio de Sá e uma área comercial da White Martins, ganhará mais três torres comerciais, com 914 salas e 12 lajes corporativas, para empresas maiores. "Ele é bem localizado, tem o metrô na porta, está ligado à linha Amarela e é próximo do Aeroporto do Galeão", conta Marcos Carvalho, copresidente do grupo. "Por isso, apostamos na sua atratividade".

Ao todo, o Nova América dobrará de tamanho e terá 120 mil metros de área bruta locável (ABL). A parte de lojas também terá uma expansão, com três novas âncoras, a Renner, a Riachuelo e uma terceira que está em negociação. "Teremos também um centro CDPI (Clínica de Diagnóstico por Imagem) e o laboratório Sérgio Franco", completa. Ainda serão construídas duas torres de estacionamento e uma academia. "O foco é trazer mais serviços para o shopping que vai ganhar um público maior com as novas áreas comerciais. Além disso, em volta do shopping, estão sendo construídos vários condomínios residenciais."

O segundo maior investimento do grupo Ancar será a construção de um novo shopping em Campinas (SP). Serão 100 novas lojas com 40 mil metros de ABL. A construção começará em março de 2011, com inauguração prevista para outubro de 2012.

Apesar de ser uma cidade que já tem shoppings, Marcos Carvalho acredita que ainda há espaço em Campinas para um novo estabelecimento desse porte. "A gente também investe em locais onde não há nenhum shopping, como em Porto Velho, por exemplo. Mas o nosso objetivo é sempre aproveitar uma oportunidade de mercado".

Por enquanto, o shopping de Campinas, cujo nome será escolhido pela população local, terá 230 lojas comerciais, com âncoras como Riachuelo, Renner, C&A e Lojas Americanas. No entanto, a empresa já conta com a possibilidade de expansão e criação de áreas com escritórios. "Temos 300 mil metros quadrados de área para construir", conta Carvalho.

As outras duas expansões do grupo serão no Shopping Rio Design Barra, na Zona Oeste do Rio, e no Center Vale Shopping, em São José dos Campos (SP). Cada uma custará cerca de R$ 50 milhões. O estabelecimento da Barra, voltado para o público AB, ganhará novos restaurantes e terá seu cinema remodelado, ganhando salas vips e cadeiras mais amplas.

O centro comercial de São José dos Campos ganhará 100 novas lojas apenas com a remodelação, sem que seja necessário mexer na ABL. O grupo Ancar tem 16 empreendimentos, sendo 10 próprios e 6 que administra. Sua área bruta locável total é de 683,3 mil metros.

(Paola de Moura | Valor)

 

 

+ posts

Share this post