Aneel aprova edital de leilão de energia marcado para 22 de março

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na sexta-feira o edital de licitação de novos empreendimentos de geração de energia elétrica que vão começar a operar no prazo de até três anos. O leilão, marcado para o dia 22 de março, se destina à compra de energia proveniente de usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas movidas a biomassa, com bagaço de cana, ou a gás natural em ciclo combinado.
 
Com a aprovação do edital, foram definidos os limites de preço da energia que será negociada. O preço-teto de usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas (PCH) foi fixado em R$ 112 o megawatt/hora (MWh). O preço da energia elétrica correspondente a projetos de ampliação de usinas hidrelétricas existentes ficou em R$ 82 MWh.
 
Até o final de 2011, os 598 projetos cadastrados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) totalizavam 25,8 mil megawatts (MW) de capacidade. Desse total, a maior parte é formada por 524 projetos de geração ligados à fonte eólica que respondiam pelo volume 13,1 mil MW de potência. A fonte que registrou o segundo maior volume de capacidade de geração foi o gás natural, com 10.3 mil MW de potência envolvendo foi 26 projetos.
 
Os empreendimentos cadastrados pela EPE ainda terão que passar pelo processo de habilitação. No caso das termelétricas a gás natural, será exigida a comprovação, por meio de contrato, da garantia de fornecimento de combustível para geração.
 
(Rafael Bitencourt | Valor)
 

+ posts

Share this post