Anhembi Morumbi planeja ter 50 polos no país

A Anhembi Morumbi, instituição de ensino do grupo americano Laureate, está expandindo sua atuação para fora da cidade de São Paulo por meio de polos educacionais instalados em escolas privadas. As primeiras operações da universidade paulistana foram fechadas com dois colégios localizados em São Bernardo do Campo e Campinas e a meta é chegar a 50 polos no país em cinco anos.
 
Segundo o presidente da Anhembi Morumbi, Eduardo Giestas, a opção pelas duas cidades aconteceu para aproveitar o reconhecimento da universidade nessas regiões. “São Bernardo e Campinas orbitam em torno de São Paulo”, diz Giestas. Ele explica que pode vir a adotar três modelos de negócio. Um deles é dividir com as escolas a receita proveniente das mensalidades e o outro é fechar um contrato de aluguel do polo, sendo que este último é o preferido pela universidade. A terceira opção é ter polos próprios.
 
Os primeiros parceiros são os colégios Ábaco e Sagrado Coração de Jesus, situados em São Bernardo e Campinas, respectivamente. Serão oferecidas nessas duas escolas 20 cursos de graduação a distância, pós-graduação e graduação executiva (modalidade de curso superior tecnológico com duração de dois anos) presenciais.
 
As universidades têm limites territoriais para a oferta dos seus cursos. No caso da graduação presencial, ela deve ser restrita à cidade na qual a instituição teve seu curso autorizado. Para ampliar essa área de atuação, é preciso entrar com um processo de aditamento da autorização junto ao MEC. As instituições classificadas como universidades são as únicas que podem pedir o acréscimo na abrangência para outros municípios, desde que no mesmo Estado. No caso da graduação a distância, os polos de apoio também devem receber autorização do MEC para funcionarem.
 
No caso do colégio Sagrado Coração de Jesus, a parceria com a Anhembi Morumbi não é o primeiro acordo com uma instituição de ensino superior. A escola, que atende alunos da educação infantil e ensino fundamental e médio, já havia locado suas salas para outras faculdades.
 
Além dos polos, a Anhembi Morumbi tem hoje seis campi na cidade de São Paulo, com 29 mil alunos. A universidade não divulga o quanto pretende conseguir de matrículas extras com os polos. A ideia é expandir, mas a instituição quer manter seu padrão de serviços. “Não somos uma instituição massificada”, diz Giestas.

(Valor)

Website | + posts

Share this post