Após esmaltes, Bonyplus vai lançar maquiagem

A paranaense Bonyplus, dona da marca de tinturas Beauty Color, estreou no segmento de esmaltes em maio e este mês vai começar a vender também maquiagens. A intenção é aproveitar o bom momento do mercado de beleza e diversificar a atuação. Criada no fim dos anos 80, a marca ficou conhecida na área de coloração e tratamento de cabelos, que responde por 85% do faturamento.

Depois de adiar planos para investir em uma usina de cana no interior do Estado, seu fundador, Newton Bonin, voltou novamente o foco para a empresa e investiu US$ 20 milhões em equipamentos e em um centro de distribuição.

"Dei chance para o azar e a concorrência avançou. Podia ter crescido mais", diz o empresário, em referência aos três anos em que apostou no segmento de açúcar e álcool. Na crise econômica de 2008 ele teve problemas com capital de giro e, em meados de 2009, vendeu a usina e retomou os planos da Bonyplus.

Com as novas linhas e um aviso de que está voltando, o empresário planeja crescer 15% em 2011 e atingir no ano que vem o faturamento que era esperado para 2007, de R$ 240 milhões. "Nossa meta é ousada. Vamos lutar pela primeira posição em coloração e esmaltes", diz. Segundo ele, a marca Beauty Color é líder no Sul e possui 8% do mercado de coloração.

A disputa com a concorrência tem ido além das prateleiras do varejo. A multinacional L”Oréal já moveu quatro ações judiciais contra a Bonyplus por acusação de plágio em propaganda, em embalagem e nome de produto. Num dos casos, o motivo foi um comercial da Beauty Color estrelado pela apresentadora Ana Hickmann, garota-propaganda da fabricante paranaense, que era parecido com outro da L”Oréal, com a atriz Charlize Theron. No fim de agosto, segundo o advogado da multinacional Pedro Frankovsky Barroso, do escritório Barbosa, Mussnich & Aragão, a L”Oréal obteve decisão favorável no Tribunal de Justiça do Paraná. A Bonyplus foi condenada a pagar indenização de R$ 200 mil, mas pode recorrer. Em outra ação, já encerrada, a Bonyplus foi inocentada da acusação de copiar embalagem de coloração. "Somos do bem. Fazemos nosso trabalho sem nos incomodar com os outros", afirma Newton Bonin.

Ana Hickmann continua a divulgar produtos da Bonyplus. Ela está no novo catálogo de maquiagem e em comerciais gravados em Paris. A apresentação de esmaltes da marca coube à sua irmã, Isabel Hickmann. A empresa planeja investir R$ 25 milhões em propaganda este ano, por causa dos lançamentos, e R$ 15 milhões em 2012. No caso da linha de maquiagem, vai produzir batons em Pinhais, onde fica sua sede, e importar pós e pincéis da Alemanha. Os esmaltes, com 59 opções de cores, estão sendo produzidos em um imóvel que fica três quadras distante da unidade de tinturas.

Hoje, o forte da Bonyplus é a venda por meio de distribuidores para pequenos e médios varejistas. No próximo ano, a intenção é entrar em grandes redes de supermercados e farmácias.

Com a estrutura fabril que possui, Bonin diz que pode mais que quadruplicar a produção. Ele faz 2 milhões de unidades de coloração por mês e pode chegar a 9 milhões. Em esmaltes, produz 2 milhões de unidades mensalmente, ou 10% da capacidade, e a meta é chegar a 5 milhões/mês em 2012. A empresa tem 500 empregados e opera em um turno para esmaltes e dois turnos em uma das linhas de coloração.

Bonin, que começou a fazer cremes e xampus em casa, é curitibano e tem 51 anos. Atualmente, conta com a ajuda de três filhos, que atuam na vice-presidência, diretoria de compras e de marketing. Também tem fazendas arrendadas no Paraná e atua com pecuária.

(Marli Lima | Valor)

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