Apsis Consultoria cria Conselho Estratégico para crescer junto ao mercado internacional

Consultoria carioca com mais de 30 anos no mercado, APSIS cria seu conselho estratégico. Objetivo da empresa é identificar oportunidades de negócios e crescer globalmente. O Conselho estratégico da APSIS irá reforçar sua experiência em consultoria altamente especializada no Brasil para aproveitar o crescimento de investidores internacionais no crescente mercado brasileiro cada vez mais exigente.

O mercado

O aquecimento da economia brasileira aumenta a demanda por consultorias especializadas em avaliações patrimoniais. Complexos ativos financeiros, criados nos últimos anos pela indústria de fundos de investimentos, contribuíram para que o Brasil se tornasse alvo de investidores de todo mundo.

Na esteira das operações de M&As, dos fundos de private equity e do processo de conversão para os padrões internacionais do IFRS, cresce um nicho altamente especializado. Avaliações de ativos e marcas, além de imóveis e sustentabilidade são algumas das áreas em que atuam estas consultorias. Em outras palavras, as empresas precisam saber quanto seus ativos valem, sejam eles uma fábrica ou uma marca. 

Neste ambiente, empresas brasileiras têm se destacado num mercado historicamente dominado por multinacionais.

Sobre a APSIS

Criada em 1978, a APSIS hoje está ao lado das consultorias multinacionais em várias competências, como avaliação de empresas e ativos intangíveis, gestão de ativos e mercado imobiliário. A consultoria carioca participou de algumas das maiores operações nacionais recentes, como AMBEV, ACELOR, IPIRANGA, SADIA – PERDIGÃO, ARACRUZ e GRUPO ULTRA.

Conselho Estratégico

A regulação mais complexa – a migração para o padrão internacional de contabilidade no Brasil IFRS (novo sistema contábil) – exige investimento constante em pesquisa e treinamento. “Além disso, é preciso estar preparado para oferecer soluções customizadas aos clientes e ter agilidade. Quem fica parado, morre, e a APSIS tem mantido sempre o mesmo padrão técnico de qualidade de uma empresa internacional, por isso resolvemos criar o Conselho Estratégico” afirma Ricardo Monteiro, presidente da empresa.

Com a visão global do ambiente corporativo, o Conselho Estratégico é formado por profissionais de diferentes backgrounds, como Domingos Penido, que é especialista em estratégia e foi o responsável pelo plano estratégico que ajudou a APSIS a crescer 50% em 2009. Rubens Vasconcelos e Marcos Varejão foram executivos de grandes empresas e trazem outros pontos de vista para o grupo. Reforçando o foco internacional, dois membros do Conselho estão fora do Brasil: Christian Stephan, no Canadá, e Hildete Vodopives, na França.

“Queremos nos aproximar das instituições lá fora, dos financial advisors, investidores, advogados societários e outras consultorias de avaliação de empresas. O Brasil está em destaque no mundo, e a APSIS é uma consultoria que por sua larga experiência entende bem o mercado local”, explica Ana Cristina França, diretora da APSIS e também membro do Conselho Estratégico. “O desafio agora é buscar oportunidades não só para a APSIS, mas ser ao mesmo tempo um gerador de negócios para seus clientes e parceiros”, complementa.

Objetivos do Conselho Estratégico APSIS

• Orientar a empresa nos assuntos de governança, pesquisa e regulação. 

• Mapear oportunidades e riscos para o crescimento da empresa dentro de uma visão internacional.

• Zelar pela imagem institucional.

O Conselho vai se reunir trimestralmente para avaliar o resultado da empresa, discutir o seu posicionamento e propor novas diretrizes para atingir os objetivos propostos.

Membros do Conselho Estratégico APSIS

CHRISTIAN STEPHAN

De nacionalidade francesa e atualmente morando em Toronto, no Canadá, Christian foi sócio da Deloitte por 17 anos e senior manager da Price Waterhouse, na França. Sua experiência internacional inclui também Estados Unidos, Espanha e América Latina. Especializado nas áreas de estratégia, operações e gestão de mudança, Christian graduou-se em administração com foco em contabilidade na École Supérieure de Commerce de Paris, na França. Ele também é MBA em finanças e marketing pela Universidade de Columbia.  Como professor, ensinou no programa de pós-graduação da PUC-RIO, na École Supérieure de Commerce de Paris e no ICADE, na Espanha. Atualmente, é professor na Universidade de Toronto. Em 2007, fundou sua empresa de consultoria.

DOMINGOS NERY PENIDO FILHO

Engenheiro mecânico pela Universidade de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos, hoje é consultor empresarial e sócio fundador da Sinergia D+D Consultoria, empresa especializada em planejamento estratégico. Sua experiência internacional começou na Worthington Corporation e Studebaker Worthington, conglomerado de 16 empresas atuantes nos principais países com extensa linha de produtos nas áreas automotiva e de indústria de base.  Mais tarde, atuou na Internacional Division como Mgr Marketing&Sales Latin America. Penido ocupou os cargos de presidente da Maison-Neilan – Bopp & Reuther (Controles e Válvulas), presidente da Turbodyne  (Compressores e Turbinas), diretor supt da AKZ Turbinas e diretor supt da Cia. Internacional de Seguros. Atualmente, é representante no Brasil da Professional Dynametric Programs (PDP), de Palm Springs.

HILDETE DE MORAES VODOPIVES

Pós-graduada em administração pela Universidade de Harvard e MBA em mercado de capitais na PUC-RIO, Hildete é analista de investimentos certificada com o CNPI. Atua no mercado de capitais desde 2003 junto à Family Offices e Asset Management. Por dois mandatos consecutivos foi diretora de relações com empresas da Apimec Rio, associação na qual é atualmente conselheira. Hoje representa a Associação no Comitê Consultivo de Educação da CVM. Na NET, participou do planejamento de marketing para a reestruturação da empresa. Fundou os grupos Harvard Future Strategists e Brazil at Harvard e é palestrante do IVY LEAGUE SPEAKERS. Atualmente, desenvolve pesquisa na Universidade Paris-Sorbonne sobre a internacionalização das empresas brasileiras. Membro do Harvard Club de Paris e do Fórum de Mulheres do Mercosul.

MARCOS CHOUIN VAREJÃO

Executivo com vasta vivência em gestão de empresas, com ênfase em finanças e planejamento e fusão de empresas, é pós-graduado em Engenharia de Planejamento pela COPPE UFRJ e MBA em Administração de Fundos de pensão pela UFRJ/PETROS, além de especializações em Mercado de Capitais pelo IBMEC e FGV.  Atualmente, Varejão atua em projetos de geração de energia e incorporações imobiliárias.

RUBENS LUIZ ZENOBIO ALVES DE VASCONCELOS

Engenheiro Civil pela PUC RJ, fez seu mestrado em administração pela London Business School. Rubens acumula uma experiência de 31 anos e ocupou cargos de direção nas áreas financeira e de relações com o mercado de empresas de diversos portes. Recentemente, foi Diretor de Ensino e é ex-membro do Conselho de Administração da Cultura Inglesa S.A. Atualmente, ocupa o cargo de membro do Grupo de Controle da instituição e é também membro do Conselho da Zamboni Comercial S.A. e consultor.

Membros / Diretores APSIS

RICARDO DUARTE CARNEIRO MONTEIRO

Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio) e pós-graduado em Engenharia Econômica também pela PUC-RIO. Sócio-diretor e fundador da APSIS. Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF) desde 2001, Perito Judicial das Varas Cíveis e de Fazenda, e professor da Cadeira de Construção Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio).

ANA CRISTINA FRANÇA DE SOUZA

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fez pós-graduação em Avaliações de Empresas e Projetos pela Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas, em 1996, e em Ciências Contábeis também pela Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas, em 2000. Formação em Avaliação de Empresas pela American Society of Appraisers – ASA (Washington, EUA). Sócia-diretora da APSIS desde 1993, Ana Cristina é membro da ABPI – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, e da APIMEC –Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.  Vice-presidente e Professora do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros desde 2001. Professora do MBA em Avaliação de Marcas da FGV – Fundação Getulio Vargas, além de responsável técnica da American Society of Appraisers (ASA) no Brasil e professora do Instituto de Engenharia Legal (IEL). Conferiu palestras em diversas entidades, tais como CVM – Comissão de Valores Mobiliários, IBC – Internacional Business Communication, IBRE – Instituto Brasileiro de Economia, UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e AMCHAM – American Chamber.
 

+ posts

Share this post

Comment (1)

  • Rogério Salgado Bauer

    Trabalhei com Domingos Nery Penido na Compressores Worthington do Brasil até 1978. Gostaria de saber se o mencionado aqui é o próprio ou filho dele.

    27/08/2021 at 17:17

Comments are closed.