Arezzo planeja abrir 38 lojas próprias e franqueadas

Rede de calçados e acessórios capta R$ 565 milhões na bolsa, abre unidades próprias no Rio de Janeiro e em São Paulo para atender público de médio poder aquisitivo, ao mesmo tempo em que lança sua coleção de verão.

A grife de bolsas e calçados Arezzo pega carona na semana da moda paulista, a São Paulo Fashion Week, e aproveita para lançar a sua coleção para o verão de 2012.

A empresa, que tem em seu portfólio as marcas Arezzo, Ana Capri, Alexandre Birman e Schultz, está em fase de expansão após a captação de R$ 565,8 milhões com a abertura de capital na BMF&Bovespa em fevereiro. Até o final do ano a expectativa é abrir nove unidades próprias e 29 franqueadas.

No primeiro trimestre deste ano, a companhia obteve um lucro de R$ 14,7 milhões no primeiro trimestre deste ano, alta de 42% em relação ao mesmo período do ano passado, quando teve ganho de R$ 10,4 milhões.

O segundo trimestre, porém, começou turbulento, devido ao lançamento da linha Pelemania, em abril, de acessórios feitos de pele de raposa e de coelho, o que provocou uma onda de protestos no twitter contra a companhia, fazendo com que os produtos fossem retirados das vitrines.

De acordo com Alexandre Birman, vice-presidente da companhia, o episódio já foi superado e é hora de investir na ampliação das franquias para o crescimento. "O nosso principal trabalho, neste momento, é fortalecer a marca e encurtar o preço na loja", afirma.

O grupo opera em 280 lojas no Brasil, sendo 32 lojas próprias e as demais, franquias e multimarcas. A receita líquida em 2010 foi de R$ 571,5 milhões. Para estender os negócios, a Arezzo também aposta na profissionalização e desenvolvimento dos produtos.

"Deixamos de nos preocupar com a venda de sapatos no varejo e voltamos nossa atenção aos franqueados, profissionalização dos vendedores e melhor atendimento", afirma Patrícia Birman, diretora de operações da companhia.

No exterior, a empresa contabiliza atualmente sete lojas, localizadas na Bolívia, Paraguai, Portugal e Venezuela.

Novas unidades

O grupo inaugurou no final do mês de maio uma loja no Rio de Janeiro após restaurar um casarão antigo do século 19, local onde antigamente funcionava a tradicional loja de presentes Casas Daniel. "A ideia é respeitar os padrões da história do Rio, tornando um ponto não apenas de vendas de calçados, como um ponto de visitação", afirma Patrícia.

Segundo a executiva, a Arezzo acredita que, para expansão das vendas, a empresa investirá também no crescimento físico das lojas. "Lojas maiores, faturamento 50% maior", afirma.

Outra estratégia de crescimento é a diversificação do público, com o aumento do poder de compra da classe C. Neste sentido, a rede irá inaugurar, no dia 15 de julho deste ano, uma nova loja própria no shopping Aricanduva, zona leste da capital paulista.

Campanha verão 2012

O lançamento da campanha trouxe como novidades a Cruise Collection (pré-verão), que tem como garota-propaganda a apresentadora Sabrina Sato, que aparece com um visual de pin-up.

Os calçados chegam às lojas no dia 27 de junho e têm um preço médio de R$ 180,00 cada par. Já a coleção verão 2012, batizada de Tributo a Saint Laurent, chega às lojas na primeira quinzena de agosto e tem, em média, o mesmo preço.

(Thais Folego l Brasil Econômico)

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