Assolan e Assim são separadas para venda

A Hypermarcas voltou a negociar a venda das operações de alimentos e de higiene e limpeza e os negócios podem ser adquiridos separadamente, conforme apurou o Valor ontem.

A Flora Produtos de Higiene e Limpeza, do grupo JBS, tem interesse em comprar as operações da Assim e MatInset. Já a Química Amparo, que controla a marca Ypê, pode ficar com a Assolan. As conversas continuam entre as partes e ainda não há nada fechado. Mas é possível que o anúncio da venda aconteça nos próximos dias. As companhias não se manifestam sobre o assunto.

Em maio, o Valor antecipou o interesse da Hypermarcas em se desfazer dos ativos e, em agosto, informou que a companhia havia desistido do plano de venda por conta das ofertas consideradas aquém do valor pretendido pela empresa.

No início desse processo, quatro empresas tinham maior interesse em adquirir os ativos de higiene e limpeza – Reckitt Benckiser, SC Johnson, Química Amparo e a Flora. Esta última tem sido mais agressiva na negociação, mas não teria conseguido, até o momento, fechar a compra também da Assolan por conta da soma alta que envolveria a venda dos dois negócios juntos (Assim e Assolan).

No caso da Etti, as companhias interessadas no negócio são Bunge Alimentos, Campbell e McCormick. Essas duas últimas não possuem fábricas no Brasil e a aquisição da Etti seria a porta de entrada das duas companhias americanas no país. Além das marcas Etti e Salsaretti, a compradora ficará com a unidade de produção em Araçatuba (SP).

As conversas entre as partes voltaram a acontecer nas últimas semanas, por conta de uma movimentação maior dos compradores. "A crise financeira assustou um pouco as empresas, e elas acabaram jogando para baixo as primeiras ofertas feitas meses atrás", disse uma fonte próxima à negociação. "Mas algumas procuraram de novo a Hypermarcas com propostas melhores e o assunto voltou à mesa", disse.

De acordo com pessoas próximas à companhia, a expectativa é que a venda dos dois negócios atinja valores de R$ 500 milhões a R$ 600 milhões, no máximo. As negociações são parte do plano de consolidação da Hypermarcas que ganhou força ao longo deste ano.

A empresa quer focar os negócios nas áreas de medicamentos e higiene pessoal. A companhia está investindo num processo de integração das operações e foco em geração de caixa. Dessa forma, ela interrompeu o processo de compra de novos negócios, como já havia ressaltado em maio, e passou a focar as atividades em ganhos de sinergia e redução de custos internos.

Marcas voltou a negociar a venda de suas operações de alimentos e de produtos de higiene e limpeza

(Adriana Mattos | Valor)

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