Atlantica lança nova marca em São Paulo

A rede Atlantica Hotels planeja inaugurar, no Estado de São Paulo, quatro hotéis até 2013 desenvolvidos com uma nova tecnologia de construção. Esse sistema encurta em 50% o tempo para erguer um empreendimento, geralmente de dois anos no modo convencional.
 
Em parceria com a Domus Populi, empresa de desenvolvimento de sistemas de construção fundada por Carlos Gerdau Johannpeter, da família controladora da siderúrgica Gerdau, a Atlantica lançará no mercado a bandeira innStyle. O objetivo é levantar com investidores entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões para os quatro novos hotéis.
 
Cada empreendimentos custará entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões. No longo prazo, a ideia é ter um total 20 hotéis da marca innStyle no país, ou um investimento de até R$ 500 milhões. Os quatro primeiros serão construídos em São Bernardo do Campo, Campinas, Valinhos e Sorocaba.
 
O novo sistema de construção da Domus envolve paredes com camada dupla de concreto armado com um espaço no meio. Esses blocos são construídos em escala industrial em uma fábrica da Domus, em Várzea Paulista, interior de São Paulo, onde a empresa investiu R$ 20 milhões. A Domus planeja investir mais R$ 40 milhões para mais duas fábricas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro até o fim de 2012.
 
Esse espaço entre os dois blocos de concreto dá isolamento térmico e acústico para um apartamento. A economia de tempo é obtida na montagem, já que as paredes vêm prontas, incluindo a textura escolhida, e são encaixadas. Esse sistema é conhecido como Brasitherm. Foi desenvolvido no Brasil e adquirido pela Domus em 2008.
 
Quatro trabalhadores podem montar dois apartamentos em apenas um dia, segundo Carlos Gerdau. "Essa é uma solução, para casas e prédios, que buscou um conceito industrial", afirma o executivo. De acordo com ele, a Domus pode eventualmente se tornar sócia minoritária em alguns dos hotéis, com participação máxima de 10%. Financiamento bancário pode ser outra alternativa de recursos.
 
O vice-presidente de operações da Atlantica, Christer Holtze, afirma que o plano de lançamento da innStyle corre paralelo ao projeto de expansão da empresa para o Brasil até 2014. A rede planeja alavancar R$ 2 bilhões para inaugurar 36 hotéis nos próximos três anos.
 
"A área de convivência dos hotéis innStyle é o principal atrativo. São empreendimentos voltados para o público nacional e regional", afirma Holtze. Os hotéis innStyle são da categoria entre três e quatro estrelas, com acesso à internet, lounges e ambientes voltados para um público jovem.
 
A Atlantica tem 78 hotéis em operação no Brasil. A rede tem sede em São Paulo e administra bandeiras de redes internacionais como Choice e Starwood.
 
No ano passado, a Atlantica teve vendas de R$ 473,6 milhões e a expectativa de crescimento para 2011 é de 20%.
 
A Domus, por sua vez, não divulga faturamento. Carlos Gerdau tem em torno de 90% do capital da companhia.

(Alberto Komatsu | Valor)

+ posts

Share this post