Autometal compra controle da Mahindra Systech por US$ 157 milhões

A Autometal, uma das maiores fabricantes brasileiras de autopeças, anunciou ontem, em fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que firmou um acordo com o grupo indiano Mahindra & Mahindra para compra do controle da Mahindra Systech por US$ 157 milhões.

A Autometal informou ainda que, a partir do acordo, assume a liderança “mundial na tecnologia de forja, gerenciando mais de 12 instalações apenas no negócio de forjaria em todo o mundo (Brasil, Nafta, Europa, Índia e China)”.

O acordo de compra foi firmado por uma controlada indireta da Autometal, a Participaciones Internacionales Autometal Dos S.L., e a operação está sujeita à aprovação de órgãos reguladores e autoridades indianas e alemãs, e à autorização da “Securities and Exchange Board of India” para as ofertas de ações previstas na transação.

Pelo acordo, na primeira etapa da operação, a Participaciones Internacionales Autometal Dos S.L. vai comprar, por meio de aquisição privada e de ofertas públicas de aquisição em bolsa, uma participação de controle na Mahindra Forgings e na Mahindra Composites. Por meio de contrato particular de compra, vai adquirir ainda uma fatia de controle na Mahindra Hinoday.

Na segunda fase da transação, a Mahindra Forgings vai se fundir à Mahindra Composites, à Mahindra Ugine Steel Company, à Mahindra Hinoday e à Mahindra Gears, além de incorporar a holding que detém os negócios de forjaria da CIE Automotive.

“Após a fusão, a controlada da Autometal passará a deter uma participação majoritária (cerca de 50% do capital) na nova sociedade denominada Mahindra CIE Automotive, uma companhia indiana listada na Bombay Stock Exchange, no qual o grupo Mahindra participará com cerca de 20% do seu capital social”, segundo o documento.

(Stella Fontes | Valor)

+ posts

Share this post