Bank of America vai vender sua participação no Itaú Unibanco

O Bank of America (BofA) vai se desfazer da participação acionária no Itaú Unibanco, quatro anos após ter ingressado no capital do banco brasileiro.

Com base no preço de fechamento das ações do Itaú Unibanco nesta terça-feira (18), a venda das ações preferenciais e ordinárias do banco brasileiro pelo BofA renderia R$ 8,16 bilhões à instituição norte-americana.

Ao todo, a fatia do Itaú Unibanco que está sendo alienada pelo BofA é de perto de 5,4% do capital total.

De acordo com comunicado do Itaú Unibanco, o BofA vai vender as 188 milhões de ações preferenciais que possui do Itaú Unibanco, equivalentes a 8,4% do total das ações sem direito a voto.

A operação também envolve 56 milhões ações ordinárias do Itaú Unibanco detidas pelo BofA, que representam cerca de 2,5% dos papéis dessa classe.

As ações preferenciais serão vendidas através de oferta secundária destinada a investidores qualificados, com expectativa de conclusão até o final de maio, enquanto as ordinárias serão adquiridas pela Itaúsa, "holding" que controla o Itaú Unibanco.

Com a compra das ações ordinárias, a fatia direta e indireta da Itaúsa no capital social do Itaú Unibanco subirá dos atuais 35,43% para 36,68%.

"Com a efetivação das transações, deixarão de vigorar os direitos do Bank of America de indicação de um membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco", diz o comunicado.

O BofA entrou no capital do Itaú em maio de 2006, ao vender as operações no BankBoston no Brasil em troca de novas ações preferenciais do Itaú.

Naquele mesmo mês, o BofA transferiu os ativos do BankBoston no Chile e Uruguai ao Itaú, que emitiu ações ordinárias de sua emissão em favor da instituição financeira dos Estados Unidos.

Em meio à crise de crédito deflagrada em 2008 pelos problemas no subprime nos EUA, o BofA tomou US$ 45 bilhões em empréstimos do governo norte-americano. Em dezembro, o BofA realizou uma emissão bilionária em instrumentos equivalentes a ações para ajudar a pagar os financiamentos do Tesouro dos EUA.

(Portal G1)

 

 

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.