BB faz aliança com Icatu em capitalização

O Banco do Brasil fechou um acordo para integrar suas operações de capitalização com as do grupo Icatu.

Segundo fato relevante nesta quarta-feira, o BB elevará sua participação no capital total da Brasilcap para quase 75 por, mas o controle será da Icatu, que terá 50,010 por cento das ações com direito a voto.

A operação acontece depois que o BB anunciou em outubro passado as primeiras etapas de uma esperada reorganização de seus negócios com seguros. O objetivo do banco federal é elevar de 15 para 25 por cento a fatia do ramo segurador nos seus resultados totais em cinco anos.

Atualmente, o capital da Brasilcap é composto apenas por ações ordinárias. A BB Seguros detém 49,990 por cento delas e o grupo Icatu, 16,670 por cento.

Se aliança for confirmada após o memorando, o capital da Brasilcap terá também ações preferenciais. O BB ficará com 49,990 por cento das ordinárias e 100 por cento das preferenciais, representando 74,995 por cento do capital total. A Icatu terá apenas ações ordinárias, mas em quantidade suficiente para assegurar o controle do negócio.

O aumento de participação dos dois grupos ocorrerá via compra de fatias detidas atualmente na Brasilcap por SulAmérica (16,670 por cento), Aliança da Bahia (15,802 por cento) e minoritários (0,868 por cento).

Quando a operação for concluída, a Brasilcap "consolidará sua liderança no segmento de capitalização, passando de 22,6 por cento para 30,6 por cento de participação de mercado.

A Brasilcap e grupo Icatu tiveram arrecadação de 2,8 bilhões de reais nos primeiros 11 meses de 2009, conforme o BB.

Os grupos não informaram quando esperam completar a operação.

O grupo Icatu distribuiu 240 milhões de reais nos últimos cinco anos em pagamentos de sorteios de títulos de capitalização, segundo o BB.

As ações do BB subiam 0,54 por cento, a 29,76 reais, às 11h50. O Ibovespa avançava 0,32 por cento.

(Portal Exame)

 

 

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.