BMW vai expandir revendas no país

A alemã BMW está apostando no lançamento de novos modelos e na expansão da rede de concessionárias para crescer dois dígitos no mercado brasileiro em 2010. A meta passa por abertura de lojas em cidades do Centro-Oeste e Norte, onde ainda não tem representantes, caso de Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Manaus. Segundo Henning Dornbusch, presidente do BMW Group Brasil, o objetivo é elevar as vendas de automóveis em 30%, no mínimo, sobre 2009.

De janeiro a abril, a empresa vendeu 2.067 carros, o dobro do um ano atrás, no mesmo período. O executivo reconheceu que não será possível manter o crescimento do quadrimestre ao longo de todo o ano porque a base de comparação do ano passado é baixa. No início de 2009, a economia ainda se ressentia dos efeitos da crise mundial. No ano, a BMW vendeu no atacado 5.375 automóveis no Brasil, com alta de 83% sobre 2008.

O crescimento das vendas de carros importados no Brasil, facilitada pelo câmbio, engloba a BMW e todas as marcas estrangeiras com atuação no Brasil.

Dornbusch disse que o crescimento nas vendas será sustentado pelo lançamento de novos modelos, como a X1, uma SAV (sigla em inglês de Sport Activity Vehicle), modelo compacto em relação às outras versões da série da família (X3, X5 e X6). "No X1, pretendemos superar a barreira das mil unidades este ano", informou. O X1 representa, segundo ele, novo nicho de mercado, uma versão menor e urbana com preço mais acessível.

O executivo citou ainda a nova série 5 do BMW, que chega ao país em junho, e a série 5 GT (Gran Turismo), além das versões esportivas da linha X (X5M e X6M). Na distribuição, a empresa criou o conceito de revenda pequena para entrar em cidades fora do Rio e São Paulo, os principais mercados. Em São Paulo, tem cinco revendas e no Rio a empresa nomeou um concessionário da Mini, outra das marcas do grupo, e mais um representante BMW.

Dornbusch disse que o conceito de revenda pequena, válida fora do eixo Rio-São Paulo, prevê um tipo de loja que pode vender carros e motocicletas da marca. Ele disse que foram nomeadas concessionárias em Campo Grande (MS), Cuaibá (MT), Vitória (ES) e Manaus (AM). Em Goiânia (GO) e Uberlândia (MG) ainda está em processo a indicação dos representantes. O executivo disse que as lojas que forem trabalhar dentro do conceito de revendas pequenas precisam manter separadas as identidades corporativas de cada segmento (carros BMW, Mini e motos).

(Francisco Góes | Valor)
 

 

 

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