Bolsa quer dar mais visibilidade para pequenas

A BM&FBovespa assinou convênio com a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) que poderá dar mais visibilidade a empresas de menor valor de mercado e aumentar a liquidez das ações.
 
O projeto facilitará o contato dessas empresas com as corretoras. A intenção é que as instituições financeiras façam a análise desses participantes do mercado, tendo como base os fundamentos operacionais de cada um. Com isso, a bolsa pretende aumentar o universo de cobertura realizada pelas corretoras. Atualmente, elas só produzem conteúdo sobre 170 das 466 listadas na bolsa.
 
O programa tem como foco todo o mercado, mas foi motivado pelo segmento Bovespa Mais, que tem apenas duas companhias listadas: a Nutriplant e a Desenvix. Desde a criação desse nicho, já havia a promessa de que a Bovespa iria bancar parte da abertura de informações aos investidores, o que é formalizado a partir do convênio.
 
Para as empresas, a bolsa se compromete a pagar dois relatórios completos e mais dois de acompanhamento, no período de 24 meses após a emissão dos papéis. O convênio, porém, se estende para as demais companhias, que também poderão se utilizar da parceria entre Apimec e Bovespa para contratar analistas.
 
Segundo Lucy Sousa, presidente nacional da Apimec, a vantagem é que a bolsa vai utilizar os contatos já feitos com as corretoras para determinar valores a serem pagos pelas análises. Com isso, pretende que os preços sejam mantidos a todos que quiserem fazer uso do programa, em especial as chamadas "small caps".
 
Para evitar que haja conflito de interesses, a Apimec vai acompanhar toda a documentação relacionada às atividades previstas no convênio, de modo a garantir também a manutenção dos aspectos éticos e técnicos envolvidos nesse processo.
 
De acordo com Cristiana Pereira, diretora de projetos e relações internacionais da BM&FBovespa, a circulação de ao menos R$ 5 milhões diários com os papéis de cada empresa seria um patamar desejável de liquidez a ser atingido. Mas ela lembra que, para que esse volume seja alcançado, ainda seria necessária a oferta de aproximadamente dez vezes mais ativos fora das mãos dos controladores.

(Valor)

 

+ posts

Share this post