Bombardier almeja 30% do mercado de jato executivo

A fabricante canadense de aeronaves Bombardier pretende alcançar no Brasil uma participação de 30% no mercado de jatos executivos. Atualmente, a maior rival da brasileira Embraer tem uma fatia de 26%, ou em torno de 100 jatos no país. Na América Latina, são 375 aviões em operação da Bombardier, o equivalente a 25% do total de jatos na região.

A previsão é do vice-presidente regional de vendas para a América Latina da Bombardier, o brasileiro Fábio Rebello. O executivo, porém, preferiu não projetar um prazo para a fabricante canadense alcançar 30% do mercado brasileiro. De acordo com ele, essa é a participação de mercado da empresa no mercado global.

"Como a economia brasileira tem crescido fortemente, a demanda local (jatos para voos domésticos) está muito forte. São empresas de médio porte que vivem da demanda interna", afirma Rebello. Segundo ele, as vendas no mercado brasileiro estão concentradas em jatos com preços que variam entre US$ 9 milhões e US$ 18 milhões. São aviões com capacidade para transportar de seis a 12 passageiros.

A Bombardier estima que o mercado global de jatos executivos vai demandar 24 mil aviões entre 2011 e 2030, com faturamento de US$ 626 bilhões. Essa previsão inclui jatos de todas as fabricantes. A América Latina deverá absorver 2.125 jatos nesse mesmo período, conforme a projeção da Bombardier.

"A América Latina tem jatos executivos desde os anos 60. É um mercado mais consolidado do que outros emergentes, como Rússia, Índia e China", afirma Rebello.

A Bombardier participa nesta semana da Labace 2011, oitava edição da feira latino-americana de aviação executiva que acontece entre os dias 11 e 13 de agosto, em São Paulo. A fabricante canadense vai trazer para o evento quatro modelos diferentes, o Learjet 60 XR, o Challenger 300, o Challenger 605 e o Global 5000.

Rebello conta que potenciais clientes já fizeram contato prévio, interessados em adquiri jatos da empresa. O executivo, no entanto, não divulgou uma estimativa de negócios que deverão ser fechados durante a Labace.

No primeiro trimestre de 2011, a Bombardier registrou lucro líquido de US$ 220 milhões, ante US$ 195 milhões do mesmo período do ano passado. O faturamento da empresa foi de US$ 4,6 bilhões, ante US$ 4,2 bilhões na mesma base de comparação, segundo o balanço da empresa.

(Alberto Komatsu | Valor)

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