Boticário quer ser “MAC brasileira” da maquiagem

Criação da linha Make B, investimento pesado e desfile na SPFW são armas para crescer na área.

A MAC Cosmetics, empresa canadense nascida para atender maquiadores profissionais, caiu nas graças dos consumidores quando abriu sua primeira loja em Nova York, em 2003.

Hoje, a marca é referência entre mulheres de todo o mundo quando o assunto é batom, base, blush e sombra.

Embora a MAC tenha aterrissado no Brasil com algumas lojas, seus preços ainda são inacessíveis a muitos.

Diante do aumento da renda brasileira e do seu interesse crescente por moda, negócio que automaticamente leva a mulher a se preocupar mais com as madeixas e também com o rosto, O Boticário quer aproveitar a capilaridade de sua rede composta por 3,2 mil lojas para se tornar referência em maquiagem no mercado brasileiro e repetir aqui o sucesso que a MAC faz no mundo todo.

Por volta de 70% do seu faturamento vem das fragrâncias, um negócio bom para um país que se tornou o maior consumidor de perfumes do mundo no ano passado. Contudo, quando o assunto é maquiagem, a brasileira literalmente está fugindo do arroz com feijão.

"A mulher está usando mais do que batom e máscara para cílios. A aplicação da maquiagem está se sofisticando", afirma Isabella Wanderley, diretora de marketing de produto de O Boticário.

Para crescer junto com o mercado de maquiagem e aumentar seu ticket médio nas lojas, O Boticário iniciou uma estratégia há 1,5 ano que resultou na criação da linha de maquiagem Make B, com posicionamento mais sofisticado que a linha básica Intense.

Também passou a importar produtos da França, a acompanhar tendências internacionais, convocou o badalado maquiador Fernando Torquatto e entrou como patrocinadora oficial da SPFW.

Na noite de segunda, O Boticário atraiu mais de 300 pessoas para o seu desfile de beleza na SPFW, igual aos de moda, mas com foco na maquiagem e com celebridades como a atriz Carolina Ferraz. Algo que a MAC já experimentou no Salão de Moda de Nova York (NYFW).

Para a coleção outono-inverno de maquiagem, O Boticário investiu R$ 26 milhões, valor que inclui pesquisa e desenvolvimento de produtos, além de marketing. Na SPFW, a marca ainda ofereceu cursos gratuitos de auto-maquiagem.

(Françoise Terzian l Brasil Econômico)

+ posts

Share this post