Brasil Insurance estreia na corretagem pela internet
A holding de corretoras de seguros Brasil Insurance anunciou na sexta-feira sua estreia na comercialização de produtos pela internet, com a aquisição do portal Economize no Seguro, de São Paulo, por R$ 13 milhões.
Para Bruno Padilha, presidente da companhia, esta foi uma aquisição particularmente estratégica para a holding. A ideia é usar a atual plataforma do site, especializado na negociação de seguros para automóveis, para comercializar outros produtos já trabalhados pela BR Insurance adaptáveis para a venda on-line. É o caso dos seguros de vida, acidente pessoal e previdência privada, segundo o executivo.
No ano passado, o Economize no Seguro negociou cerca de R$ 15 milhões em prêmios e 10 mil veículos em sua carteira. "Em um prazo de 90 dias, o portal deve estar completamente integrado às outras 39 corretoras do grupo", disse Padilha.
Hoje, o canal de vendas on-line representa menos de 1% do volume vendido pela Brasil Insurance. "Em três anos, esperamos que a plataforma responda por algo em torno de 5% do volume comercializado em todas as filiais."
As negociações para a compra do site duraram seis meses. O pagamento será feito metade em dinheiro e metade em ações.
Também na sexta-feira, a holding anunciou a compra da mineira TGL, especializada na venda de dois produtos que ainda não faziam parte do portfólio da BR Insurance: apólices individuais de seguro de vida e de previdência.
O valor dessa aquisição foi de R$ 5,3 milhões. O pagamento será feito em dinheiro com o compromisso dos antigos sócios de adquirir o equivalente a 15% do recebido em ações da companhia negociadas na BM&FBovespa.
A TGL, que também atua no segmento de automóveis, comercializou no ano passado um total de R$ 7 milhões em prêmios.
A Brasil Insurance ainda pretende investir cerca de R$ 180 milhões em compras até dezembro. "Começamos num ritmo forte, cumprindo desde já cerca de 10% do prometido aos investidores até o fim do ano", comentou Padilha.
Até lá, o executivo pretende mirar aquisições em setores em que a Brasil Insurance já atua e quer se fortalecer. Mas o executivo não especifica quais são esses segmentos por considerar que essa é uma informação estratégica.
No ano passado, a Brasil Insurance comprou 11 corretoras, com investimento de R$ 192 milhões.
(Marina Falcão | Valor)