Brasileiros se destacam como melhores CEOs e CFOs da América Latina

Executivos brasileiros dominam os rankings de melhores CEOs, CFOs e profissionais da área de relações com investidores da América Latina produzidos pela revista de negócios “Institutional Investor”.

Dos 19 presidentes de empresas escolhidos como destaques, por setor e pelo ponto de vista dos compradores e vendedores de ações, 16 são brasileiros. A lista inclui nomes como o presidente da Vale, Murilo Ferreira – destaque no setor de mineração -, o CEO do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, na área de bancos, e o presidente da Klabin, Fabio Schvartsman, escolhido para a indústria papeleira.

O ranking anual foi elaborado a partir da opinião de mais de 600 analistas que se relacionam com as empresas, como compradores ou vendedores de ações. Eles fazem parte de 252 empresas de investimento que atuam na América Latina.

A lista dos melhores diretores financeiros (CFOs) repete várias empresas presentes no ranking dos presidentes, como Antônio Sérgio Alfano, CFO da Klabin, que ganha o destaque do setor de papel, Marcelo Eduardo Martins, diretor financeiro da Cosan, empresa que também apresentou o melhor CEO do setor de agronegócio, Marcos Marinho Luz. Já o setor de mineração, por exemplo, destaca Osvaldo Burgos Schirmer, CFO da Gerdau, como melhor diretor financeiro. Dos 19 nomes, 17 são de empresas brasileiras ou com sede no país.

Entre os 23 líderes da área de relações com investidores que se destacam por setor, apenas um não é brasileiro (os números de profissionais no ranking variam porque nem sempre o nome escolhido pelos analistas do “buy-side” e do “sell-side” coincidem). A lista trás Carlos Alberto Bolina Lazar, da Kroton Educacional, como destaque no setor de educação, Roberto Noronha, da Cielo, no setor financeiro não bancário, e Paula Picinini, das Lojas Renner, como destaque no varejo.

(Letícia Arcoverde | Valor)

+ posts

Share this post