BTG Pactual dá primeiro passo para possível IPO

O Banco BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, anunciou nesta sexta-feira ter entrado com um pedido de registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), medida que abre caminho para a companhia se listar em bolsa de valores.

Em nota, porém, a instituição explicou que o pedido não tem relação com uma venda de títulos de dívida ou de ações, nem que uma oferta pública inicial esteja iminente.

A instituição, que se apresenta como o principal banco de investimentos brasileiro, tem um patrimônio liquido de 4,4 bilhões de dólares.

O banco, que frequenta as primeiras posições no ranking de coordenadores de emissões de ações e de fusões no mercado brasileiro, é um dos mais ativos na atividade de private equity. Em junho, levantou um novo fundo de 1,6 bilhão de dólares para investir na compra de participações de empresas.

O grupo também tem um braço de wealth management, com cerca de 21,5 bilhões de dólares em recursos. Os ativos sob administração do grupo somam 64,5 bilhões de dólares.

Em dezembro do ano passado, o BTG vendeu 18,65 por cento de seu capital para um consórcio internacional formado por fundos soberanos de Cingapura e de Abu Dhabi, o fundo de pensão canadense Ontario Teachers (OTPP) e a J.C. Flowers, empresa de investimentos no setor financeiro, por 1,8 bilhão de dólares.

(Aluísio Alves l Reuters)

+ posts

Share this post