Bunge vende negócio de fertilizantes no Brasil à Yara

A Bunge Limited anunciou na madrugada desta sexta-feira que firmou um acordo definitivo com a Yara International ASA, no qual a Yara adquirirá o negócio de fertilizantes da Bunge Brasil, incluindo misturadoras, armazéns e marcas, por US$ 750 milhões, à vista.

Em comunicado, a empresa informa que a transação prevê um acordo de longo prazo de fornecimento de fertilizantes entre as duas empresas.

Isso permitirá que “a Bunge continue a fornecer fertilizantes aos agricultores, como parte de suas atividades de originação de grãos, criando uma estrutura para logística e outras atividades comerciais relacionadas à venda de fertilizantes”. A Bunge manterá e continuará a operar o terminal de fertilizantes no Porto de Santos, no litoral paulista.

Alberto Weisser, chairman e CEO da Bunge Limited, declarou: “Ambas as empresas ganham com a transação, pois, por um lado, permitirá que a Bunge dimensione suas atividades na área de fertilizantes, de forma que complemente suas operações de agronegócio, conferindo maior agilidade à empresa. Por outro lado, proporcionará à Yara uma posição maior em um mercado em crescimento. Temos certeza de que a transação beneficiará nossos colaboradores e clientes, e que o negócio continuará a crescer como parte do portfólio global da Yara”.

A expectativa é que a transação, que está sujeita às condições de fechamento de praxe, incluindo aprovação pelos órgãos reguladores do Brasil, seja finalizada no segundo semestre de 2013. O preço de compra está sujeito a certos ajustes pós-fechamento.

O Credit Suisse (Brasil) S.A. prestou assessoria financeira para a Bunge na transação. A Bunge recebeu assessoria jurídica de Souza Cescon Barrieu & Flesch Advogados e de Shearman & Sterling LLP.

A Yara fertilizantes, com sede em Oslo, na Noruega, é considerada uma das maiores fornecedoras mundiais de fertilizantes minerais.

(Exame)

+ posts

Share this post